• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Candidatos ao Governo do Estado apresentam propostas no COMAC-SC

Candidatos ao Governo do Estado apresentam propostas no COMAC-SC

Candidatos ao Governo do Estado apresentam propostas no COMAC-SC 2048 1364 Fecam Portal

Fechando o segundo dia de programação do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), sete candidatos ao Governo do Estado se apresentaram e falaram sobre suas propostas. Ao todo, os candidatos tiveram 20 minutos de fala, dos quais 15 foram reservados para apresentação e cinco para responder a duas perguntas. Este foi o primeiro encontro no período de campanha e a ordem de apresentação foi definida por sorteio. 

O primeiro candidato a se apresentar foi Esperidião Amin. Ele falou sobre a união e o fortalecimento dos municípios com as associações e os consórcios. Além disso, as pautas de inovação, sustentabilidade e gestão, eixos desta edição do COMAC-SC, foram evidenciadas no discurso. 

A apresentação seguiu com o candidato Odair Tramontin, apresentou-se como um novo candidato, já que não tem experiência na política, e defendeu a diminuição do Estado. Encerrou o seu discurso dizendo que possui “credencial de quem conhece as coisas por dentro” devido à sua trajetória de mais de 30 anos no Ministério Público. 

O terceiro candidato a falar foi o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que iniciou seu discurso relembrando a recente trajetória de dois mandatos seguidos na capital do Estado. Loureiro direcionou a sua fala para todos os municipalistas que estavam presentes, reforçando que, se eleito, vai olhar para todos os prefeitos da mesma forma, fortalecendo o municipalismo catarinense. 

Décio Lima foi o quarto candidato a ter espaço na plenária. Afirmou ser um municipalista convicto e que quer dar autonomia aos municípios, para que eles possam resolver seus próprios problemas. Durante todo o seu discurso, elogiou várias vezes o senador Dário Berger, candidato da mesma frente. 

O quinto candidato foi Jorginho Mello. Além de mencionar uma série de propostas, como a criação de uma secretaria de inovação em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), assegurou que uma de suas prioridades é governar em parceria com os municípios. 

Jorge Boeira foi o penúltimo a apresentar suas ideias para o público do Congresso. Durante todo o seu discurso, o candidato reafirmou o seu compromisso com o municipalismo, frisando que “a vida acontece dentro dos municípios”. 

Fechando a apresentação dos candidatos ao Governo do Estado, o candidato à reeleição Carlos Moisés, atual governador, apresentou a sua proposta de acordo com os feitos de sua gestão, que considera municipalista. O candidato ressaltou, em diversos momentos de sua fala, a integridade da sua gestão e fez um balanço do enfrentamento à pandemia. 

Ao final de suas falas, os candidatos assinaram uma carta de intenções redigida pela FECAM, para que  assumam um compromisso com o municipalismo e mantenham parceria para superar desafios municipais, em específico cidades com menos de 10 mil habitantes.