• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Capital testa novo modelo de votação

Capital testa novo modelo de votação

Capital testa novo modelo de votação 150 150 Fecam Portal


Proposta substitui atual título eleitoral por cartão inteligente 


O segundo turno na Capital catarinense servirá para testar, de forma experimental, a votação eletrônica do futuro. O novo modelo de votação, idealizado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Carlos Prudêncio, prevê a substituição do atual título eleitoral por um cartão inteligente ­ smart card ­, através do qual será possível votar. Entre as vantagens estão o fim da justificativa eleitoral e a diminuição em até 75% no número de pessoas trabalhando nas eleições, de acordo com ele.


 


O sufrágio modelo, com candidatos fictícios, será realizado em dois locais no Centro de Florianópolis: no Colégio Estadual Professor Henrique Stodieck, na rua Esteves Júnior Nº 65, e na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE). O votação experimental será realizada das 9 às 15 horas.


 


A proposta do desembargador Carlos Prudêncio foi encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final do ano passado. O TSE analisou a proposta e autorizou a continuidade dos estudos para verificar a viabilidade do sistema. Com a implantação do smart card, o eleitor poderá votar de qualquer cidade do país, já que haverá uma interligação dos dados em nível nacional.


 


Para garantir que é o dono do título eleitoral quem estará votando, será instalado junto ao local de votação um aparelho de identificação biométrica, que reconhecerá o eleitor através da impressão digital.


 


Fonte: Matéria publicada no Jornal ANotícia em 29/10