• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Conferência regional debate estiagem no oeste catarinense

Conferência regional debate estiagem no oeste catarinense

Conferência regional debate estiagem no oeste catarinense 2375 1785 Fecam Portal

Durante o verão de 2022 Santa Catarina bateu um triste recorde de estiagem: 42% dos municípios catarinenses decretaram emergência em virtude da seca, de acordo com dados divulgados pela Defesa Civil Estadual em fevereiro. O problema ligado à falta de chuva que se intensificou a partir de 2019 será debatido na conferência realizada pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) em parceria com a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM).

O evento acontece dia 22 de julho a partir das 9h na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas abaixo. 

Responsável pelo Colegiado Estadual de Proteção e Defesa Civil da Fecam, Dayna Maressa Pamato, afirma que o evento surgiu da necessidade de discutir soluções e alternativas para mitigação dos efeitos da estiagem no oeste, região mais afetada do Estado.

Para o coordenador do colegiado e diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Criciúma (Compdec), Fred Gomes, apesar do estado ser pequeno em relação aos outros, a disparidade de eventos adversos é grande, havendo a necessidade da discussão. “A Defesa Civil realiza essas ações para discutir e tomar como exemplo as boas experiências realizadas pelos municípios”. 

Dayna Maressa também reforça a importância das entidades em prol de uma rede para troca de informações que “é essencial para a efetividade das políticas públicas de proteção e defesa civil”.

A programação está disponível abaixo.