• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

CONGESC realiza levantamento de informações das gestões municipais de cultura do estado

CONGESC realiza levantamento de informações das gestões municipais de cultura do estado

CONGESC realiza levantamento de informações das gestões municipais de cultura do estado 484 334 Fecam Portal

O Conselho dos Gestores Municipais de Cultura – CONGESC realizou durante o ano um levantamento de informações das gestões municipais de cultura de Santa Catarina. A pesquisa tem como objetivo traçar um perfil da gestão de cultura nos municípios e identificar oportunidades de melhoria nas administrações municipais.

A pesquisa contou com 159 respostas, ou seja, quase 50% da totalidade dos municípios. No levantamento foi possível identificar o perfil da escolaridade dos gestores de cultura, em que 88% possui pelo menos nível superior. Com relação à estrutura, em 42% dos municípios o setor de cultura é uma secretaria, 34% são departamentos e 18% fundações, sendo que a maioria está ligado à educação.

De acordo com a Constituição Federal, o Sistema Nacional de Cultura é um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade e tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais. A estrutura do SNC é composta por órgãos gestores da cultura, conselhos, planos de cultura, sistemas de informações e indicadores culturais, dentre outros. Diante da importância do Sistema, identificamos que, dentre os respondentes, 28% dos municípios ainda não aderiram ao SNC, 45% não possuem plano municipal instituído em lei, 58% não possuem fundo municipal e apenas 68% possuem conselho municipal de cultura.

A pesquisa completa pode ser acessada através do link https://bit.ly/3G5GWct.

Se o seu município não respondeu, acesse o formulário em https://forms.gle/CyGgxMiCAziTTxB48 e nos ajude a completar o mapa de Santa Catarina com as informações e, com isso, deixar a pesquisa completa e mais fiel à realidade