• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Cordilheira Alta sedia 2ª Conferência Regional das Cidades

Cordilheira Alta sedia 2ª Conferência Regional das Cidades

Cordilheira Alta sedia 2ª Conferência Regional das Cidades 150 150 Fecam Portal

Caxambu do Sul, Guatambu e Planalto Alegre realizaram nesta segunda-feira (11/07) a 2ª Conferência Regional das Cidades, que está sendo desenvolvida na região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) por agrupamento em micropólos. Nesta terça-feira, 12, das 14 às 18 horas, a Conferência ocorre em Cordilheira Alta, envolvendo também os municípios de Nova Itaberaba, União do Oeste e Coronel Freitas.


 


No dia 13, quarta-feira, em Pinhalzinho, reúnem-se Águas Frias, Nova Erechim, Serra Alta, Sul Brasil e Pinhalzinho. E no dia 14, quinta-feira, Formosa do Sul, Jardinópolis, Irati, Quilombo e Santiago do Sul, realizarão a conferência em Formosa do Sul.Neste ano, a Conferência das Cidades tem como lema : Reforma Urbana – Cidades para Todose como tema, “Construindo uma Política Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano”.


 


O evento inicia às 14 horas, com a presença dos prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores, seguida da divulgação dos objetivos das conferências, do regimento interno e da programação. As 14h30, será feito um resgate das Conferências Municipais de 2003, sobre os assuntos habitação, saneamento ambiental, transporte e mobilidade urbana, trânsito e programas urbanos, com a assessora de educação da Amosc, Orsolina Dal Piva. Na seqüência será abordado o tema “Participação e Controle Social”, com o engenheiro agrimensor da Amosc, Sebastião Adenir Branco.


 


O segundo tema será “Questão Federativa”, com a engenheira civil da Amosc, Claudete Skowronski Canal. As 15h45, o engenheiro químico da Amosc, Gary Angel Bittencourt, falará sobre “Política Urbana e Regiões Metropolitanas”. O último tema será abordado pelo secretário executivo da amosc, Paulo Utzig, “Financiamento de desenvolvimento urbano, nos âmbitos federal, estadual e municipal”.


 


A partir das 16h45, iniciarão os trabalhos em grupo, quando os presentes serão divididos em quatro grupos de estudo, para debater sobre os quatro temas apresentados. Cada grupo terá um coordenador e um relator, que deverá redigir um documento sobre a temática debatida, com propostas prioritárias regionais, que serão apresentadas em plenária, prevista para iniciar às 17h15, e que serão encaminhadas para a Conferência Estadual.


 


Ao término das apresentações haverá a eleição dos delegados que representarão o Oeste na 2ª Conferência Estadual das Cidades, nos dias 19 e 20 de setembro de 2005. Cada município elegerá dois delegados, um representante do poder público e um representante da sociedade civil. O encerramento está previsto para as 18 horas.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Amosc