• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Crédito para safra de inverno já está disponível nos bancos

Crédito para safra de inverno já está disponível nos bancos

Crédito para safra de inverno já está disponível nos bancos 150 150 Fecam Portal

Os agricultores familiares atingidos pela seca no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já podem acessar os R$ 800 milhões disponibilizados pelo governo federal para safra de inverno. Os recursos, antecipação de créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), fazem parte das medidas anunciadas para amenizar os efeitos da estiagem na região Sul.


A garantia de crédito da safra de inverno para auxiliar os agricultores atingidos pela seca é uma prioridade para Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Segundo o coordenador do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), do Ministério, João Luiz Guadagnin, o agricultor interessado no financiamento deve adotar os procedimentos normais de acesso ao Pronaf. De posse da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o candidato deve procurar a Emater, associação, sindicato ou prefeitura que mantenha convênio com o banco e dar encaminhamento ao contrato.


Para solicitar o Pronaf, o trabalhador rural necessita ter em mãos a Carteira de Identidade e o CPF, além de apresentar uma proposta de crédito agrícola. Nesse processo é importante a orientação de um técnico de extensão rural para formatar o projeto e a proposta de financiamento, além de auxiliar na implantação e na atividade correta para a propriedade. Caso não disponha da DAP, o agricultor deve procurar uma das entidades ou instituições credenciadas pelo MDA e retirar o documento.


Fonte: Site do MDS