• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Desafios do autismo no mercado de trabalho é tema do terceiro episódio FECAM Acessível Debate

Desafios do autismo no mercado de trabalho é tema do terceiro episódio FECAM Acessível Debate

Desafios do autismo no mercado de trabalho é tema do terceiro episódio FECAM Acessível Debate 1280 720 Fecam Portal

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) lançou na última semana o terceiro episódio do FECAM Acessível Debate, um programa que traz convidados para conversar sobre temas ligados à acessibilidade e inclusão. O tema escolhido nesta edição do programa foi o autismo, já que o mês de abril é lembrado pela campanha de conscientização do autismo.

Dois de abril foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O coordenador de acessibilidade e inclusão da FECAM, Paulo Suldovski explica que o Transtorno do Espectro Autista é uma condição de saúde específica de cada pessoa. “Neste programa estamos para apresentar que cada pessoa é uma pessoa e dentro do transtorno vai ser assim, cada pessoa autista vai ter uma característica específica e nós devemos trabalhar nas políticas públicas respeitando as peculiaridades de cada um”.

Rodrigo Tramonte, cartunista e caricaturista em Florianópolis, foi o convidado do programa. Tramonte aos 30 anos descobriu ser uma pessoa com Síndrome de Asperger, um tipo de autismo de grau mais leve, e passou a colaborar com ONGs pró autismo e a fazer palestras de conscientização sobre o tema, nas quais fala sobre como utilizou o seu talento artístico para superar as suas dificuldades. Atualmente concilia o trabalho na prefeitura de Palhoça com os projetos artísticos.