• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Dia Internacional do Acolhimento Familiar

Dia Internacional do Acolhimento Familiar

Dia Internacional do Acolhimento Familiar 150 150 Fecam Portal

No dia 31 de maio comemoramos o dia internacional do Acolhimento Familiar. Queremos nesta data apresentar aos Municípios Catarinenses o trabalho que vem sendo realizado desde 2016 pelo Grupo de Trabalho Estadual Interinstitucional sobre os Serviços de Acolhimento, com ênfase para a implantação e implementação dos Serviços de Acolhimento Familiar.

O Grupo de Trabalho é composto pela FECAM/Associações de Municípios, MP, SDS, CEDCA, ACCT, TJ, COEGEMAS e representação dos Municípios (Braço do Norte, Jaguaruna e Blumenau).

O GT Estadual busca orientar e dar apoio as gestões municipais, equipes do sistema de justiça e as equipes técnicas dos Municípios, para avançarmos na qualidade da oferta deste serviço, garantindo o pleno desenvolvimento biopsicosocial das crianças e adolescentes acolhidos(as).

Em 2020, em meio a Pandemia do COVID-19, produzimos a Orientação Técnica e inúmeros debates virtuais. No entanto, disponibilizamos os links as equipes, considerando serem conteúdos de extrema importância a serem retomados e discutidos junto aos Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora em SC.

Para 2021 estaremos preparando uma Série de Vídeo Aulas, com os conteúdos da Orientacao Técnica. Em breve disponibilizaremos aos Municípios.

 

SERVIÇO DE FAMÍLIAS ACOLHEDORAS

Lançamento da Orientação Técnica sobre o Serviço de Família Acolhedora: https://www.youtube.com/watch?v=s_FbT2k58_A&t=49s

Orientação Técnica sobre o Serviço de Família Acolhedora: https://documentos.mpsc.mp.br/portal/manager/resourcesDB.aspx?path=5302

Compreendendo o Serviço de Família Acolhedora: https://www.youtube.com/watch?v=TqKBZ-w8M4c&t=1570s

Ouvindo as Famílias Acolhedoras: https://www.youtube.com/watch?v=c1r9J6A_Br8&t=458s

Roda de Conversa sobre Acolhimento Institucional e Familiar: https://www.youtube.com/watch?v=3VHaUZsqHnw&t=16s