• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Encontro de gestores da Educação avalia planos municipais dos municípios da AMEOSC

Encontro de gestores da Educação avalia planos municipais dos municípios da AMEOSC

Encontro de gestores da Educação avalia planos municipais dos municípios da AMEOSC 1600 1200 Fecam Portal

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) participou, na segunda (29) e terça (30) do Encontro de avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) dos municípios da região do Extremo Oeste do Estado. O objetivo foi realizar a avaliação e o monitoramento dos planos dos municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), verificando suas metas e estratégias.

Marinez Chiquetti Zambon, assessora de Políticas Públicas Educacionais da FECAM, explica que a avaliação e o monitoramento do plano devem ser feitos a cada dois anos, com foco no alcance das metas e estratégias de curto, médio e longo prazo, verificando cada uma delas e pontuando com base em dados, verificando o status da educação do município. “O Plano norteia as tomadas de decisão que refletem diretamente na qualidade da educação. Por esta razão, é importante que a FECAM oportunize a formação dos secretários e suas equipes para fazer a avaliação e o acompanhamento do plano municipal de educação”, afirma Zambon.

O encontro também fortalece a formação de gestores e a capacitação das equipes para a avaliação e o acompanhamento dos planos, levando sempre em conta “a diversidade e tendo como foco a inclusão das crianças e jovens nas instituições educativas”, como explica a coordenadora do Colegiado de Educação e secretária de Educação de Iporã do Oeste, Neusa Beilke.

“Nosso foco foi discutir sobre a avaliação e o monitoramento dos Planos Municipais de Educação, tendo em vista que em 2024 se encerra a década definida como período do plano vigente. São 20 metas a serem cumpridas e aqui pudemos analisar o que cada município tem feito para cumprir”, destaca Beilke.