• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Estudantes e professores podem se inscrever na olimpíada nacional de eficiência energética

Estudantes e professores podem se inscrever na olimpíada nacional de eficiência energética

Estudantes e professores podem se inscrever na olimpíada nacional de eficiência energética 2480 1296 Fecam Portal

Professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o Estado podem se inscrever para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). A olimpíada irá levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. Os interessados poderão confirmar sua participação até o dia 21 de outubro, clicando aqui.

Organizado pelas distribuidoras de energia através do programa de eficiência energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a olimpíada acontece em 23 estados de todo o Brasil. Dentro do evento estão disponíveis várias ações: a formação online de professores e estudantes, a blitz de eficiência energética, a elaboração e resolução de desafios gamificados (metodologia ativa) e exames objetivos.

O curso de formação de professores é totalmente gratuito, online e possui carga horária de 40h e possui certificado da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE). O período de realização do curso vai de 10 de agosto até 23 de outubro do ano de 2022, sendo que o profissional da educação deve iniciar e terminar o curso dentro deste espaço de tempo.

O projeto piloto aconteceu em 2021 e tem como objetivo principal trazer os conceitos de Eficiência Energética, energias renováveis, comportamentos, análise de fatura de energia, entre outros, para o âmbito familiar do aluno. Fazer com que o aluno consiga, através do aprendizado adquirido, ajudar na redução do consumo e desperdício de energia elétrica em sua residência, algo concreto e de grande ajuda para as famílias.

Em sua primeira edição, realizada em 2021, foram mais de 40 mil estudantes inscritos, neste ano a projeção é bater 180 mil inscritos. Os prêmios para os vencedores são: 200 notebooks, 22 mil medalhas (ouro/prata/bronze) e bolsas em cursos livres no valor de R$ 3.000,00.

Os interessados podem confirmar sua participação na disputa até dia 21 de outubro, acessando o site https://onee.org.br/olimpiada, na opção “inscreva-se”, na parte superior da página. Outro canal gratuito disponível para informações é o telefone 0800 606 913. Vale ressaltar que tudo será feito de forma virtual, tanto a capacitação dos professores, simulados, exercícios e avaliação final.

Mais informações podem ser acessadas clicando aqui:

Resumindo, as etapas da 2ª ONEE consistem em:
– Inscrições de Escolas, Professores e Alunos, de 01/08 a 21/10;
– Capacitação dos professores, de 10/08 a 23/10;
obs.: Esses professores serão os responsáveis pela inscrição dos alunos;
– As provas ocorrerão entre os dias 24/10 a 29/10;
– Resultado final será divulgado em: 10/11.

Live sobre abordagem do tema Eficiência Energética em sala de aula

Com o objetivo de apresentar dicas sobre abordagem do tema Eficiência Energética em sala de aula, a ONEE vai realizar uma live nesta terça-feira (20) com a professora Thais Sanches, fundadora do perfil @thaisplicando.ciencias que produz atividades lúdicas e criativas para o ensino de Ciências. Ela é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde pelo IOC/Fiocruz, e atua como professora de Ciências na educação básica há mais de dez anos.

O link para assistir está disponível abaixo.