• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM apoia a implantação do curso de medicina no campus da UFSC de Curitibanos

FECAM apoia a implantação do curso de medicina no campus da UFSC de Curitibanos

FECAM apoia a implantação do curso de medicina no campus da UFSC de Curitibanos 150 150 Fecam Portal

A implantação do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no campus Curitibanos foi tema de reunião na Associação dos Municípios da Região do Contestado – AMURC na tarde desta segunda-feira, 25, e contou com a participação da 1ª vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes Becher.

Ao todo, 12 municípios da macrorregião do Planalto Serrano são parceiros na implantação da nova graduação desde o início do processo. O curso de medicina no campus Curitibanos é uma reivindicação antiga do municipalismo catarinense visando a formação de profissionais que permaneçam em seu local de origem para o exercício da medicina. “É muito importante o apoio dos municípios junto à Universidade, nesse processo de falta de profissionais médicos nos municípios do interior de Santa Catarina”, explica Milena. “Apoiamos essa implantação em função da necessidade que os municípios enfrentam em relação a mão de obra médica”, reforça.

A reunião desta tarde buscou atualizar e informar os novos gestores, prefeitas e prefeitos sobre o andamento do processo de implantação do curso, além de fortalecer e ampliar as parcerias firmadas entre os municípios e a Universidade. A proposta de implantação deve ter sequência com a adesão de mais municípios da região, além dos 12 que iniciaram o processo.

Durante a reunião, a vice-presidente da FECAM comprometeu-se em organizar um evento de apoio para dar respaldo e auxiliar na organização da formação na região. “O preparo científico de uma graduação, a porta de entrada para estágio, são todas fases importantes na implantação, por isso a importância dos gestores nesse processo de construção”, conclui a prefeita.