• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM e AMESC qualificam profissionais de comunicação

FECAM e AMESC qualificam profissionais de comunicação

FECAM e AMESC qualificam profissionais de comunicação 280 210 Fecam Portal

A FECAM e a AMESC cientes da importância de profissionalizar as assessorias de comunicação nas prefeituras da região, realizou o curso inédito de Comunicação na Gestão Municipal, nos dias 7 e 8 de julho, no auditório da associação, em Araranguá.


 


Na solenidade de abertura, o terceiro vice-presidente da FECAM e prefeito de Sombrio, José Milton Scheffer, destacou que a federação irá investir na qualificação dos profissionais de comunicação, que atuam nas prefeituras. A presidente da AMESC e prefeita de Santa Rosa do Sul, Geci Casagrande, ressaltou em seu discurso a iniciativa pioneira da Associação com apoio da FECAM, em realizar o primeiro curso microrregional na área de comunicação.


 


Participaram do curso mais de 50 profissionais, entre eles, assessores de imprensa dos municípios de abrangência da AMESC, AMREC e AMUREL, além de radialistas, publicitários, colunistas e jornalistas que atuam em veículos de comunicação na região sul.


 


O curso foi coordenado pelo do professor Nelson Costa Fossatti, Doutor em Comunicação Social-PUC/RS FAMECOS, Mestre em Administração Pública/ UFRGS, que abordou os seguintes temas: Desafios da Comunicação na Gestão Pública, Instrumentos de Gestão em Comunicação e Comunicação em Ambiente Participativo.


 


Na capacitação, o coordenador da Rede Catarinense de Informações Municípios da FECAM, Emerson Souto, apresentou a rede e as vantagens dos municípios em aderirem ao projeto, que disponibiliza gratuitamente o portal do município na Internet, ligado ao portal da FECAM e Associações de Municípios. Em seguida, a assessora de comunicação da federação, Dayane Nunes, abordou o papel do profissional de comunicação no desenvolvimento do projeto. “São eles os responsáveis pela atualização de informações no portal”, explicou. Ela também apresentou os produtos de comunicação da FECAM, com destaque para o Guia dos Municípios Catarinenses e o Relatório de Atividades.


 


Segundo a assessora de comunicação da AMESC, Michele Fernandes, a maioria das prefeituras não possui assessoria de comunicação e nem assessores de imprensa.”Isso prejudica o trabalho das administrações, pois não há registro dos trabalhos que estão sendo feitos nos municípios. A notícia ruim corre por si só. O que os prefeitos precisam é de um profissional qualificado e comprometido com a ética jornalística para transformar os feitos em notícia de interesse da população. O cidadão tem direito de estar informado”, disse.


 


De acordo com a assessora da FECAM, essa realidade na região da AMESC também é comum em outras regiões. Atualmente, apenas, 7 das 21 Associações de Municípios possuem um assessor de comunicação. “Diante deste quadro escasso de profissionais de comunicação atuando em Associações e Municípios, a FECAM irá intensificar os cursos microrregionais e está organizando a segunda edição do Encontro de Profissionais de Comunicação do Setor Público Municipal, um evento a nível estadual, que acontecerá no mês de novembro, no qual reunirá os assessores de comunicação e prefeitos. Estamos cientes da importância da participação dos gestores municipais,  para que os mesmos conheçam as atividades de uma assessoria de comunicação e possam contratar jornalistas para atuar nos municípios”, disse.


 


Fonte: Ascom FECAM