• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM e Frente Catarinense em Defesa do SUAS entregam demandas ao candidato Décio Lima

FECAM e Frente Catarinense em Defesa do SUAS entregam demandas ao candidato Décio Lima

FECAM e Frente Catarinense em Defesa do SUAS entregam demandas ao candidato Décio Lima 2560 1707 Fecam Portal

Na tarde desta terça-feira (11), a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) esteve em reunião com o candidato ao governo do Estado, Décio Lima (PT), para apresentar as principais demandas da Frente Catarinense em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para o setor. A FECAM é uma das entidades que compõem a Frente. 

O primeiro ponto apresentado foi o reforço da estrutura da assistência social em Santa Catarina. O Estado tem mais de 500 mil famílias cadastradas no Cadastro Único, sendo que metade delas se encontra em situação de pobreza e extrema pobreza – ou seja, são quase 1,5 milhões de pessoas vivendo em condições insatisfatórias.

Outra demanda, pontuada pela supervisora de Assistência Social da FECAM, Janice Merigo, é o cofinanciamento das políticas de Assistência Social. Santa Catarina é uma das unidades federativas que menos financia a proteção social, destinando apenas 0,18% dos recursos da receita corrente líquida gerada. A Frente Catarinense pede que pelo menos 1% dessa receita seja destinado à política de assistência social.

Além disso, reforçou-se a necessidade da regionalização dos serviços socioassistenciais, a fim de melhor atender as demandas dos cidadãos. Quando a demanda e o custo dos equipamentos não justificam a implantação municipal, existe a premissa legal da regionalização dos serviços por parte do Estado. Atualmente, não há serviços regionalizados.

O candidato afirmou que, caso seja eleito, fará “um mandato voltado para as pessoas”. “As obras mais importantes não são as de concreto, mas sim, as obras humanas, basta não deixar a situação da vulnerabilidade social de forma banalizada”, concluiu. A deputada federal eleita Ana Paula Lima (PT) também se comprometeu com a política da Assistência Social. 

Durante a reunião, a diretora executiva da FECAM, Sisi Blind, também entregou ao candidato uma carta de demandas municipalistas, assinada pela instituição.

Fotos: Denner Ovidio