• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM elabora relatório sobre RedeCIM

Portal_de_Navegantes

FECAM elabora relatório sobre RedeCIM

FECAM elabora relatório sobre RedeCIM 280 217 Fecam Portal

O Centro de Tecnologia de Informação da FECAM – responsável pelo projeto da Rede Catarinense de Informações Municipais – RedeCIM, avaliou o conteúdo publicado nos portais dos municípios e associações integrados à Rede e o resultado será apresentado no próximo dia 16 de outubro, em reunião da FECAM e Associações de Municípios no município de Governador Celso Ramos.


 


O objetivo é levar ao conhecimento das Associações de Municípios informações sobre a qualidade do conteúdo publicado, números de acessos, estrutura técnica e um diagnóstico dos municípios catarinenses que não têm portal publicado na Internet. Segundo o coordenador da RedeCIM, Emerson Souto, esses dados servirão como base para a elaboração do planejamento estratégico da RedeCIM para 2007. “Nossa meta é promover a inclusão digital e qualificar o conteúdo publicado nos portais, para que o cidadão tenha informações atualizadas e precisas sobre os municípios”, disse.


 


A FECAM acompanhou o desenvolvimento do conteúdo publicado nos portais dos 81 municípios e 18 associações que formam a Rede e apontou os portais municipais mais visitados. O município de Navegantes lidera o ranking de acessos, seguido do município de Gaspar, Penha, Campos Novos, Porto União, Balneário Piçarras, Mondaí, Galvão, São José do Cedro e Mafra (ver tabela abaixo).


 


Para o analista de sistemas da RedeCIM, Gustavo Zepka Medeiros, o resultado revela que a quantidade de acessos em um portal não está relacionado com o tamanho do município. “Notamos que os municípios que possuem maior variedade de conteúdo e maior número de atualizações diárias são os municípios que possuem maior acesso. Isto está relacionado com o empenho da equipe em manter o site atualizado.”


 


Também foram apontadas deficiências no conteúdo publicado. “Essa deficiência é causada pela falta de uma equipe técnica qualificada para exercer a função. Por isso, a importância de conversar com as Associações de Municípios, para que juntos possamos estruturar a formação de uma equipe com um técnico de informática e outro de comunicação”, disse Zepka.


 


Para formar a RedeCIM, a FECAM disponibiliza às associações e municípios filiados um portal institucional na Internet, na qual as informações publicadas são armazenadas em um banco de dados único. Essa integração permite ao usuário acessar a mesma informação no portal da FECAM, da Associação e do Município. Segundo Souto, o projeto começou a ser desenvolvido no final de 2005, mas foi neste ano que houve crescimento no número de portais publicados.


 


Tabela do Ranking de Acessos aos Portais Municipais Integrados a RedeCIM


 




















































































































Posição


Município


Associação


Endereço


Julho


Agosto


1


 Navegantes


AMFRI


www.navegantes.sc.gov.br


6.780


5.567


2


 Gaspar


AMMVI


www.gaspar.sc.gov.br


5.747


5.632


3


 Penha


AMFRI


www.penha.sc.gov.br


3.526


1.966


4


 Campos Novos 


AMPLASC


www.camposnovos.sc.gov.br


1.600


2.155


5


 Porto União


AMURC


www.portouniao.sc.gov.br


1.643


1.633


6


 Balneário Piçarras


AMFRI


www.balneariopicarras.sc.gov.br


1.872


1.254


7


 Mondaí


AMEOSC


www.mondai.sc.gov.br


1.346


1.325


8


 Galvão


AMNOROESTE


www.galvao.sc.gov.br


1.206


1.134


9


 São José do Cedro


AMEOSC


www.prefcedro.sc.gov.br


1.111


1.067


10


 Mafra


AMPLA


www.mafra.sc.gov.br


1.057


1.181


11


 Vargeão


AMAI


www.vargeao.sc.gov.br


1.094


911


12


 Otacilio Costa


AMURES


www.otaciliocosta.sc.gov.br


939


1.068


13


 Braço do Norte


AMUREL


www.bracodonorte.sc.gov.br


921


958


14


 Coronel Freitas


AMOSC


www.coronelfreitas.sc.gov.br


970


898


15


 Ilhota


AMFRI


www.ilhota.sc.gov.br


821


908



Fonte: Ascom FECAM