• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM lança Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses

FECAM lança Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses

FECAM lança Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses 2560 1707 Fecam Portal

Com a marca da representatividade, o Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses foi oficialmente lançado pela FECAM. O ato ocorreu nesta sexta-feira 26/11, no Golden Hotel em São José na presença de gestoras municipais e lideranças femininas de várias regiões do estado de Santa Catarina.

O encontro foi dividido em duas mesas. Sendo a primeira sobre “Violência Contra as Mulheres” e em seguida, contando com a participação de prefeitas. As gestoras relataram suas experiências à frente do poder executivo municipal em um dos momentos mais desafiadores da vida pública. 

As apresentações foram conduzidas pela Prefeita Municipal de Cunha Porã e representante das Prefeitas no Movimento de Mulheres da CNM, Luzia Vacarin, e também pela Diretora Executiva da FECAM, Sisi Blind.

O presidente da FECAM e prefeito do município de Araquari, Clenilton Pereira fez o lançamento oficial junto com a prefeita Luzia Vacarin. O presidente da instituição ressaltou a importância da presença de mulheres no parlamento. Não adianta ter cota para ser candidata, não muda nada, tem que ter cota sim no assento, mais mulheres lá que daí sim motivam a ser candidata, se não é apenas massa de manobra”. 

A prefeita Luzia Vacarin é também primeira secretária da FECAM e fala o objetivo do movimento para as gestoras municipais catarinenses. “Neste ano foi lançado o Movimento de Mulheres Municipalistas na CNM e hoje estamos aqui lançando o movimento estadual, com apenas um objetivo, fortalecer a participação das mulheres na política”. 

A ex-prefeita de São Cristóvão do Sul e Diretora Executiva da FECAM, Sisi Blind, conta que o evento é um trabalho de anos das pessoas que lutam pela vida. “Esse movimento é uma coroação de um trabalho de anos, de vidas, de séculos onde mulheres e homens estão presentes na sociedade fazendo a sua parte, a parte principal que é cuidar da vida e é por isso que esse movimento está sendo lançado aqui hoje.”

O Coordenador Institucional da FECAM, Rodrigo Fachini, falou da importância das mulheres na política por conta da medalha de honraria à mulher cidadã em Joinville, chamada de Justina Fachini (em memória), uma homenagem à mãe do coordenador. “Eu não tenho dúvidas de que a minha mãe estaria orgulhosa com o lançamento deste movimento, já que foi uma lutadora das boas causas e das minorias.”

Dos 295 municípios de Santa Catarina, somente 28 são liderados por mulheres e 23 possuem vice-prefeitas. Além disso, dos 295, somente 4 possuem uma mulher tanto no cargo de prefeita quanto vice-prefeita. Durante o lançamento do movimento cinco prefeitas estavam presentes: Milena Lopes de Vargem. Sônia Vedovatto de Monte Carlo, Luzia Vacarin de Cunha Porã, Gislaine da Cunha e Sombrio e a prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza.

No evento também estavam presentes, as Deputadas Federais Caroline De Toni e Carmen Zanotto; a vereadora de Joaçaba e vice-presidente da UVESC (União dos Vereadores de Santa Catarina), Disnéia de Marco, representante do MMM da CNM, Thaís Mendes; a Desembargadora Salete Silva titular da CEVID (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar) do Tribunal de Justiça; a Defensora pública e coordenadora do NUDEM, Anne Teive; o Delegado de polícia civil, atuando na delegacia de proteção à criança, ao adolescente, à mulher e ao idoso de Florianópolis Gustavo Kremer.

Clique aqui e assista ao evento pela manhã e aqui para a mesa da tarde. Confira as fotos dos eventos abaixo.