• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM lança o COMAC-SC 2023

FECAM lança o COMAC-SC 2023

FECAM lança o COMAC-SC 2023 1600 1070 Fecam Portal

COMAC-SC será realizado de 27 a 29 de setembro na Arena Opus, em São José, com a previsão de reunir cerca de 4,5 mil pessoas

A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) realizou nesta terça-feira (11) o lançamento da edição 2023 do COMAC-SC – Congresso de Municípios, Associações e Consórcios, maior evento municipalista do estado. O congresso, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro na Arena Opus, em São José, tem uma expectativa de reunir mais de 4,5 mil pessoas. Promovido pelas entidades do Sistema FECAM, o COMAC-SC é gratuito para os participantes e terá como tema “Conectando cidades, construindo o futuro”.

“É com orgulho que estamos à frente do maior evento do municipalismo catarinense, reunindo não apenas os gestores municipais, mas representantes dos três poderes nos âmbitos federal, estadual e municipal em um encontro que tem como foco, acima de tudo, o fortalecer nosso estado e as pessoas que aqui vivem”, ressalta a presidente da FECAM, Milena Lopes, que é prefeita de Vargem. Mais de 250 prefeitos já confirmaram presença no congresso, que contará ainda com a participação de representantes de mais de 55 consórcios e mais de 21 associações municipais.

O COMAC-SC é um momento para aprimorar conhecimentos e descobrir os principais serviços e soluções que podem trazer melhorias e inovações para a gestão pública. O congresso é destinado a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos, servidores municipais, estaduais e federais, empresários, empreendedores e líderes de instituições privadas e sociais de Santa Catarina. O Sistema FECAM é integrado pelos consórcios estaduais que compõem a Federação (Consórcio de Inovação na Gestão Pública – CIGA; Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM; Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, e Consórcio Interfederativo Santa Catarina – CINCATARINA).

“A programação do COMAC será feita pautada nos principais propósitos da FECAM, que são representar as nossas bandeiras nos âmbitos estadual e federal, e também prestar assessoria técnica para os municípios. Então teremos grandes palestrantes e também oficinas, apresentações de boas práticas e excelentes discussões voltadas para o dia a dia dos municípios catarinenses”, destacou o 2º vice-presidente da FECAM e prefeito de Ascurra, Arão Josino, anunciado como coordenador desta edição do evento.

Os participantes estarão reunidos em São José para debater temas pertinentes à administração municipal urbana e rural, gestão eficiente, cidades inteligentes, assistência social, novas legislações, sustentabilidade, entre outros. Durante os três dias de evento terão a oportunidade de participar de palestras, debates, painéis, oficinas, apresentações culturais, além de mais de 50 atividades integrativas. Com uma área de 730 metros quadrados e capacidade para 66 estantes, a feira de negócios do COMAC-SC já conta com 75% dos espaços vendidos.

Representando o governo estadual na cerimônia de lançamento, o secretário de Estado da Administração, Moisés Diersmann, que é ex-prefeito do município de Luzerna, afirmou que o governo tem se empenhado em integrar melhor os serviços que são atribuídos ao estado e aos municípios e que o COMAC vem para contribuir neste sentido. “Estamos trabalhando nos três pilares, integração, patrimônio e as contas públicas, de uma forma municipalista. Estarei presente no COMAC e espero ja trazer os resultados do que falei aqui”, completou.

Na área da inovação, o COMAC-SC, abordará as tecnologias disponíveis que podem automatizar o trabalho, promover uma gestão mais conectada e garantir a segurança das informações. Já no âmbito da sustentabilidade, serão discutidas estratégias para a promoção do progresso com foco nas mudanças climáticas e na preservação dos recursos naturais. O evento será também um espaço para a troca de ideias e experiências sobre as melhores práticas para uma gestão eficiente.

“O COMAC é considerado o maior evento municipalista de Santa Catarina e a expectativa para a edição de 2023 é que haja novamente espaço para o debate diversificado de temas, relacionados à administração pública, visando a discussão e a aplicabilidade de soluções eficientes aos municípios”, afirmou Wilson Ribeiro, prefeito de Fraiburgo e Presidente do CINCATARINA.