• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM lança programa de acessibilidade e inclusão

FECAM lança programa de acessibilidade e inclusão

FECAM lança programa de acessibilidade e inclusão 358 259 Fecam Portal

Inclusão e acessibilidade são os pilares do programa da FECAM, o “FECAM Acessível”. O projeto tem como objetivo tornar a Federação uma entidade inclusiva para todas as pessoas. O programa será lançado na próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro, às 13h30 por meio de live no Youtube da instituição. 

No estado de Santa Catarina temos 1.200 mil pessoas com alguma deficiência e no país são mais de 50 milhões. Uma das prioridades do programa será a busca de políticas públicas que atendam esse número expressivo de cidadãs e cidadãos brasileiros. 

O presidente da FECAM e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, fala da importância da federação catarinense buscar ser cada vez mais acessível por meio do programa. “O lançamento do FECAM Acessível só mostra a importância que temos que ter com todas as pessoas com deficiência em Santa Catarina, para que elas sejam incluídas nas pautas do municipalismo catarinense. Além disso, o nosso objetivo é ser a primeira Federação de Municípios totalmente acessível e inclusiva.”

O coordenador de inclusão e acessibilidade da FECAM, Paulo Suldovski afirma que “através do programa a FECAM vai alcançar ainda mais os 295 municípios, as 21 associações e os 54 consórcios dando acesso e visibilidade para pautas que envolvem inclusão e acessibilidade”. 

O programa está em seu início e é dividido em dois pontos básicos: Acessibilidade Interna FECAM que se divide em, Comunicação (LIBRAS, Legenda e Audiodescrição em nossas peças), Estrutura Física e a Introdução Acessibilidade nas Prefeituras, Associações e Consórcios. O segundo ponto é focado nas Políticas Públicas. 

Vale ressaltar que o programa FECAM Acessível é pautado na LBI (Lei Brasileira de Inclusão), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um conjunto de normas destinadas a assegurar e a promover, em igualdade de condições, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e a cidadania. Ela foi editada em 06 de julho de 2015, mas entrou em vigor no dia 03 de janeiro de 2016.

A Lei Brasileira de Inclusão foi criada a fim de dar efetividade à Convenção Internacional da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados pelo Brasil, em Nova York, no dia 30 de março de 2007.

Clique aqui para assistir.

Descrição da imagem: O card quadrado, em fundo degradê, do amarelo ao azul, tem o texto em letras brancas e as fotos dos participantes à direita, dentro de hexágonos que formam duas colunas. Com o Presidente da Fecam, Cleniton Pereira, Márcia Caspary, Produtora de Acessibilidade Comunicacional, Paulo Suldovski, Consultor de Inclusão e Acessibilidade da Fecam, Janice Merigo, Assessora em Políticas Públicas da Fecam e Rodrigo Fachini, Coordenador Institucional da Fecam. No rodapé, as logos da Fecam e Fecam Acessível.