• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM orienta sobre inscrição ativa no Cadastro de Agricultura Familiar

FECAM orienta sobre inscrição ativa no Cadastro de Agricultura Familiar

FECAM orienta sobre inscrição ativa no Cadastro de Agricultura Familiar 1600 1200 Fecam Portal

Instituído Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) foi tema de reunião técnica realizada pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). O programa é utilizado pelo agricultor familiar como principal ferramenta para o acesso a ações, programas e políticas públicas voltadas para a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar. 

Secretários e técnicos das prefeituras, além de representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais puderam tirar dúvidas com a coordenadora do CAF, Silvia Cristina Castanheira Maia. O programa está substituindo gradativamente a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que vai parar de emitir notas a partir de 31 de outubro de 2022.

Durante a reunião técnica, realizada na terça-feira (23), a coordenadora reforçou a importância da inscrição no CAF “como instrumento de política pública que vai transformar a realidade dos municípios”. Além disso, ela também explicou que com a inscrição ativa, o CAF pretende diminuir o analfabetismo no campo.

O Secretário de Agricultura de Lauro Muller, Eliandro Bett Giongo, participou da reunião e agradeceu a iniciativa da FECAM em trazer a capacitação realidade dos municípios. “Precisamos estar atualizados para poder encaminhar e fazer com que essas iniciativas cheguem até os agricultores catarinenses”. 

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Frei Rogério e presidente do Colegiado Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (COSAPESC), Itamir Gasparini, avaliou a reunião como proveitosa e repassou os encaminhamentos. “Após essa reunião, em caso de qualquer dúvida, os colegiados regionais ficam responsáveis de receber as dúvidas dos municípios e depois encaminham para FECAM que encaminhará todas formalmente ao MAPA”. 

O encontro foi realizado pelo COSAPESC em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Santa Catarina (SFA-SC/MAPA), pela Coordenação-Geral do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CGCAF/MAPA), EPAGRI e sindicatos de base Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).

Clique aqui para acessar a lista de presença.

2022.08.23-Reunião Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)