• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa da reinstalação da Frente Catarinense em Defesa do SUAS

FECAM participa da reinstalação da Frente Catarinense em Defesa do SUAS

FECAM participa da reinstalação da Frente Catarinense em Defesa do SUAS 2560 1707 Fecam Portal

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) esteve presente no Encontro da Política de Assistência Social na quinta-feira (23) e participou da reinstalação da Frente Catarinense em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O ato, realizado no Auditório Antonieta de Barros, contou com a presença de gestores municipais da assistência social de todo o Estado, que também participaram de debates sobre o tema.

Aqui em Santa Catarina, cerca de 750 mil pessoas estão em situação de pobreza e extrema pobreza. Segundo o governo federal, é considerada família vivendo em extrema pobreza aquela com renda per capita de até R$ 89 mensais e a pobreza com renda entre R$ 90 e 178.

Os dados foram apresentados pelo doutor em economia da UNICAMP e pesquisador da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC), Juliano Giassi Goularti, na mesa ”Caminhos e descaminhos da assistência social do Brasil e em Santa Catarina”. A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome também participou da mesa.

A reinstalação da Frente Catarinense em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) contou com a presença da deputada Luciane Carminatti, coordenadora da Frente Parlamentar do Suas. Ela destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas de assistência social, principalmente em função do aumento da pobreza no país.

“Esse ato é um marco importante, de protagonismo desse segmento tão importante”, disse Luciane. “É preciso colocar em prática as políticas de assistência social, fortalecê-las e colocá-las no centro das discussões, principalmente num período pós-pandemia, onde há muitos desafios a serem enfrentados.” A frente foi instalada pela primeira vez em 2011. Desde então, busca fortalecer o Suas nos municípios catarinenses.

Finalizando o encontro estadual, Janice Merigo reforçou as pautas prioritárias da assistência social no Estado, entre elas a garantia de 1% para política da assistência social, a estruturação da secretaria de Estado da assistência social e a regionalização de serviços garantindo 100% de cobertura dos serviços socioassistenciais. “É de extrema importância o fortalecimento do coletivo em defesa do SUAS e a frente catarinense para que as políticas públicas aqui no Estado sejam realizadas”.