• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa da terceira edição do projeto para integrar oeste catarinense

FECAM participa da terceira edição do projeto para integrar oeste catarinense

FECAM participa da terceira edição do projeto para integrar oeste catarinense 1600 1200 Fecam Portal

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) participou da terceira edição do Integra Velho Oeste, atividade integrante do circuito de Cicloturismo Velho Oeste realizada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O evento aconteceu nos dias 7 e 8 de junho em Maravilha e tem como objetivo a troca de informações entre os empreendedores, capacitações e visitas técnicas às propriedades participantes do circuito.

Coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da FECAM, Dayna Maressa afirmou que o evento é único e proporciona aos participantes uma rede de cooperação. “Como o próprio nome diz, esse momento de integração entre os empreendimentos do circuito e o núcleo gestor do projeto, com palestras e informações, auxiliam na harmonia entre cada ponto trajeto, e resulta em uma rede de cooperação que desenvolve não apenas um estabelecimento, mas toda a região.”

O circuito Cicloturismo Velho Oeste  iniciou em 2017, vinculado ao programa de extensão Saúde e Equilíbrio da Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG/UDESC). Além da FECAM, têm parcerias com a Polícia Militar de Santa Catarina, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a Defesa Civil Estadual, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (SANTUR), as prefeituras da região Oeste e da Associação de Municípios do Entre Rios (AMERIOS). O programa de extensão conta com três ações: 1. Passaporte Velho Oeste; 2. Integra Velho Oeste e; 3. LabTur.

O circuito tem aproximadamente 330 Km, percorre locais com cachoeiras, vinícolas, cervejarias, propriedades da agricultura familiar e também mostra costumes locais, como o chimarrão, bebida típica da região. O turista pode optar por fazer o percurso total do circuito, com duração de sete dias, ou conhecer a rota turística Caminhos Aromas e Chás, uma rota menor que tem como foco o turismo holístico.

2022.06.07e08- Circuito de Cicloturismo Velho Oeste