• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa de congresso internacional do setor de pescado no Brasil

FECAM participa de congresso internacional do setor de pescado no Brasil

FECAM participa de congresso internacional do setor de pescado no Brasil 1024 768 Fecam Portal

No Brasil o setor de pescados é responsável por um Produto Interno Bruto (PIB) de 28 bilhões de reais, os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesc) e mostram que o país está prestes a se tornar um expoente na produção de peixes, moluscos e crustáceos. Diante disso, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) esteve presente no V International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC BRASIL 2022), o maior congresso do setor de pescados no país.

O evento realizado nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro reuniu produtores, estudantes, profissionais, empresários e entidades do setor em Foz do Iguaçú no Paraná. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Frei Rogério e presidente do Colegiado Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (COSAPESC), Itamir Gasparini, participou dos três dias do evento e reforçou a importância da FECAM no evento.

“É um evento muito importante para nós como federação, em virtude ao potencial muito grande de Santa Catarina na produção de peixes e psicultura. Estar nesse evento é importante para saber sobre as novas tecnologias e boas experiências de todo o Brasil”, explica Itamir.

O primeiro dia do evento foi marcado com apresentações do panorama mundial e brasileiro do mercado do pescado, oportunidades de crescimento na exportação de tilápia, investimentos na pesquisa do setor, desafios para aumentar a competitividade na produção da piscicultura e ESG (environmental, social and governance) como estratégia na cadeia de pescado e experiência de pequenos produtores.

Já no segundo dia do evento os participantes tiveram palestras técnicas relativas à sanidade dos animais, suplementação alimentar dos peixes por aditivos enzimáticos e de aminoácidos, eficiência energética e alternativas do uso racional da água na aquicultura. Para encerrar o dia, uma homenagem especial às mulheres piscicultoras.

O terceiro e último dia do IFC continuou com temas técnicos relativos à sanidade, vacinação e doente funcional no setor pesqueiro.