• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa de mobilização nacional em Brasília pela desoneração da folha

FECAM participa de mobilização nacional em Brasília pela desoneração da folha

FECAM participa de mobilização nacional em Brasília pela desoneração da folha 800 450 Fecam Portal

O prefeito de Gaspar e vice-presidente da Federação dos Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Kleber Wan-Dall esteve em Brasília nesta terça e quarta-feira (09 e 10) para participar da mobilização nacional de prefeitos convocada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os gestores municipais pressionam o governo por uma solução definitiva para a desoneração da folha de pagamentos, que impacta diretamente as finanças municipais.

Na noite de terça-feira, foi apresentada a proposta da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a desoneração da folha de pagamento ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, destacou que a medida representa uma conquista de R$ 11 bilhões ao ano aos municípios. Ainda na terça-feira foi aprovado o pedido de urgência e a votação está prevista para ocorrer na próxima semana.

“Estamos mobilizados junto aos gestores municipais de todo o país na busca por soluções que garantam o desenvolvimento sustentável dos nossos municípios, e consequentemente a qualidade de vida dos catarinenses”, destaca Kleber Wan-Dall, que também é prefeito de Gaspar.

A mobilização teve início logo pela manhã na sede da CNM, de onde os prefeitos seguiram para agendas no Executivo, e com lideranças partidárias na Câmara e no Senado. Além da desoneração da folha de pagamentos, estarão também em pauta questões como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2013, que trata do parcelamento especial da previdência e precatórios; a ampliação da Reforma da Previdência, prevista na PEC 38/2023; as OS fora da despesa de pessoal (PLP 98/2023); e os debates em relação à regulamentação da Reforma Tributária.

A desoneração impacta diretamente nas finanças dos municípios. No dia 1º de abril, o presidente do Senado derrubou a medida provisória 1.202/2023 que revogava a desoneração da folha de pagamentos dos municípios. Com a decisão, ficou mantida a redução de alíquota de INSS de 20% para 8% para todos os municípios com até 156,2 mil habitantes. Em Santa Catarina, a medida atinge 285 municípios.

Foto: Divulgação CNM