• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa de reunião com os secretários executivos das associações de municípios

FECAM participa de reunião com os secretários executivos das associações de municípios

FECAM participa de reunião com os secretários executivos das associações de municípios 1280 960 Fecam Portal

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios participou, na tarde de quinta-feira (15) e na manhã desta sexta (16), da reunião do Colegiado de Secretários Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina, realizada em Lages, na sede da Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES). Esta é uma das primeiras reuniões presenciais realizadas desde o começo da pandemia. 

A reunião contou com a presença majoritária dos secretários executivos das associações do Estado e com representantes do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) e da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris). 

O prefeito de Orleans e presidente da FECAM, Jorge Koch, ressaltou a importância da alta adesão dos secretários executivos à reunião, que traz assuntos de grande interesse dos municípios. A diretora executiva, Sisi Blind, afirmou que a aproximação da instituição com as associações e os consórcios é algo que está sendo trabalhado e que isso é de grande valia para o municipalismo catarinense. 

Na quinta-feira, o advogado Armando Perin, da consultoria jurídica Borba, Pause & Perin, falou sobre a nova lei de licitações e tirou dúvidas dos secretários. O escritório irá, através da FECAM, prestar consultoria para as associações sobre a nova lei. Gilsoni Albino, diretor executivo do Ciga, falou sobre o evento Summit Cidades e a importância de se incluir os consórcios nas discussões municipalistas, frisando o papel da FECAM.

Já na sexta-feira, o diretor-geral da Aris, Adir Faccio, falou sobre a regionalização dos serviços públicos de saneamento básico e apresentou outras pautas que estão sendo realizadas pela instituição. O representante da Secretaria de Estado da Fazenda, Paulo Soto e o conselheiro-substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Gerson Sicca, explicaram o Índice de Qualidade Educacional de Santa Catarina e tiraram as dúvidas dos representantes das associações. Sisi Blind também apresentou os trabalhos que estão sendo realizados pela FECAM nos últimos meses.