• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa de seminário regional de acolhimento familiar

FECAM participa de seminário regional de acolhimento familiar

FECAM participa de seminário regional de acolhimento familiar 2560 1920 Fecam Portal

A assessora em Assistência Social da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Janice Merigo, participou do 3º Seminário Regional de Acolhimento Familiar na última terça-feira (21). O evento foi realizado pelo Serviço Regional de Acolhimento Familiar da Comarca de Ascurra e Colegiado de Assistência Social da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE).

O objetivo do evento é informar e sensibilizar os profissionais que envolvem o sistema de garantias de direitos às crianças e adolescentes, garantir a prioridade absoluta das crianças e adolescentes na rede de atendimento, apresentar os benefícios do acompanhamento familiar na primeira infância, promover debates sobre os desafios, avanços e experiências de serviços de família acolhedora.

O seminário também conta com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeituras e CMDCA’s de Ascurra, Apiúna e Rodeio, Pastoral da Criança, AMVE, FECAM, GT de Acolhimento Familiar e CEDCA.

Pela manhã, Carlos Nicodemos, advogado e defensor de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e Nelson Arns, médico pediatra e coordenador nacional da Pastoral da Criança participaram de um debate mediado pela coordenadora adjunta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Maristela Cizeski.

No período da tarde, Nayara Brito, assessora da AMVE e Janice Merigo, assessora em Assistência Social da FECAM, coordenaram os relatos de experiências dos municípios da região.

Janice Merigo, destaca a importância do trabalho da Amve em fortalecer os serviços de família acolhedora da associação relembra que a região da AMVE conta com o primeiro serviço regional em SC, que é referência no Brasil.

Como os primeiros 1000 dias de vida podem afetar nossa saúde para sempre