• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM promove mobilização estadual no dia 16 de setembro

FECAM promove mobilização estadual no dia 16 de setembro

FECAM promove mobilização estadual no dia 16 de setembro 150 150 Fecam Portal

Os prefeitos catarinenses farão uma mobilização estadual em Balneário Camboriú no dia 16 de setembro, às 10h, no Sibara Hotel, para sensibilizar a bancada parlamentar catarinense, a aprovar imediatamente os projetos de interesse dos municípios, que estão na pauta de votação da Câmara de Deputados Federais, principalmente a Reforma Tributária, que inclui aprovação do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esta mobilização atende a decisão das entidades municipalistas e dos mais de 400 prefeitos, entre eles 50 catarinenses, que participaram entre os dias 24 e 26 de agosto, da Conferência de Fortalecimento do Movimento Municipalista no Rio de Janeiro.


O encontro entre prefeitos, os 16 deputados federais e 3 senadores do Estado será uma preparação para a mobilização nacional que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá em Brasília nos próximos dias 27 e 28 de setembro. Estas mobilizações também acontecem em todos os estados.


A pauta de reivindicações contempla os seguintes projetos: aperfeiçoamento da proposta do  Fundeb, aumento de 1% do percentual do FPM, limite dos gastos com precatórios em no máximo 2%, isenção de impostos sobre Produtos Industrializados (IPI), Repasse de 100% do Imposto Territorial Rural (ITR) e criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional


“Será uma oportunidade dos parlamentares catarinenses estarem em conjunto com os prefeitos na busca pela aprovação dos projetos de interesse dos municípios”, diz o presidente da FECAM e prefeito de Concórdia, Neodi Saretta.


O presidente também manifestou preocupação em relação ao término do contrato do Fundef. “Precisamos aperfeiçoar a Proposta do Fundeb para que a votação seja imediata, evitando assim prejuízo aos municípios”.


Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM