• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM recebe secretário de agricultura em reunião de colegiado

FECAM recebe secretário de agricultura em reunião de colegiado

FECAM recebe secretário de agricultura em reunião de colegiado 2560 1920 Fecam Portal

A reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca (COSAPESC) da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), que foi realizada na última quinta-feira (14), em Joaçaba, recebeu secretários de agricultura de vários municípios do Estado para debater sobre as perdas decorrentes do período de fortes chuvas e sobre a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (NFP-e). 

A FECAM acompanha, desde 2022, o processo de implementação da NFP-e e do programa de internet rural e continuará acompanhando em 2024, quando a nota eletrônica passa a ser obrigatória. Através do COSAPESC, vai monitorar a adesão dos agricultores e articular com o Governo Estadual a melhoria do sistema eletrônico e o suporte aos produtores para a sua operação. O secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, esteve presente na reunião e afirmou que o Estado está procurando soluções para resolver o problema do acesso à internet nas propriedades rurais, a fim de garantir o acesso universal ao sistema de notas fiscais eletrônicas.

O secretário também apresentou os programas do Governo do Estado para a recuperação das perdas na agricultura catarinense, que teve mais de R$ 3 bilhões em prejuízos. “Nós vamos trazer crédito para aqueles que precisam, cobrir prejuízos na área de animais e na vegetal e tentar amenizar os prejuízos. Estamos aportando verbas aos municípios para a reconstrução das estradas vicinais e das pontes nas áreas rurais. Através do Recupera SC, o Governo está atuando para reconstruir o Estado”, afirma Colatto.

Itamir Gasparini, secretário de Agricultura de Frei Rogério e presidente do COSAPESC, enfatiza que a aproximação do colegiado e da FECAM com o Governo é de extrema importância para articular e debater soluções para a agricultura nos municípios catarinenses, mostrando a força que a instituição possui. Além disso, para o próximo ano, Gasparini afirma que o COSAPESC irá buscar mais parcerias com instituições ligadas ao agro, como o SENAR, a FETAESC, a FAESC, a CIDASC e a EPAGRI, para desenvolver políticas públicas dos setores de agricultura e pesca.