• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Fórum de Cultura reúne gestores em três dias de evento

Fórum de Cultura reúne gestores em três dias de evento

Fórum de Cultura reúne gestores em três dias de evento 2560 1920 Fecam Portal

O município de Concórdia, no oeste catarinense, recebeu nos dias 13, 14 e 15 de março, a 12ª edição do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, um encontro voltado para a formação, capacitação e compartilhamento de experiências dos gestores municipais da pasta da cultura do Estado. O evento é realizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), através do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC). 

Com aproximadamente 250 participantes, representando 130 municípios, a palestra de abertura tratou sobre economia criativa e desenvolvimento territorial. A palestrante, Ana Carla Fonseca, é doutora em urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e defendeu a primeira tese no Brasil sobre cidades criativas. A mesa redonda sobre políticas culturais dos Governos Estadual e Federal reuniu o presidente a Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira, a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), Luciane Carminatti, e a assessora Técnica em Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Ana Cristina Maltez.

No segundo dia, os participantes puderam comparecer a quatro oficinas práticas, que trataram sobre o Sistema Nacional de Cultura, com Roselaine Vinhas; Dados, Transparência e Monitoramento para a Gestão Pública de Cultura, com Bruno Truzzi da Fundação Itaú; Elaboração de editais culturais, com Simone Nunes da Sauí Responsabilidade Social; e Execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, com Ana Clarissa Fernandes, da Municipa Gestão Cultural.

No terceiro e último dia, o consultor jurídico do Ministério da Cultura, Osiris Vargas Pellanda, falou sobre o novo decreto do Fomento Cultural na Prática.  Além disso, os cinco ganhadores do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Cultural apresentaram seus projetos e a plenária do Fórum deliberou acerca da Carta de Concórdia, com pautas e demandas destinadas aos municípios, Estado, União, Parlamentares e Setor Cultura.

Por fim, conforme edital de chamamento para seleção da próxima cidade a sediar o Fórum, foi definido que o Fórum de Cultura de 2025 será realizado em Chapecó.