• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Governador exige pacto federativo em Canela

Governador exige pacto federativo em Canela

Governador exige pacto federativo em Canela 150 150 Fecam Portal




O governador Luiz Henrique da Silveira, de Santa Catarina, destacou a importância de descentralizar a administração estadual, como maneira de reforçar o papel dos municípios. Durante sua exposição no Seminário Novos Gestores, promovido pela CNM, em Canela, ele relatou sua experiência com criação da Secretaria de Desenvolvimento Regional composta por prefeitos de uma determinada região do estado, além de dois representantes das comunidades, são os chamados Conselhos de Desenvolvimento Regional.

Cabe aos Conselhos operar seus próprios orçamentos, reunir-se a cada 15 dias em locais diferentes, em encontros abertos ao público, para debater e decidir quais as obras a serem feitas para os municípios. Luiz Henrique ressaltou que “a decisão que era do governador, passou para os prefeitos; substituímos o poder imperial, monocrático, por uma forma aberta e democrática”.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional determinou, igualmente, que os prefeitos pudessem encaminhar obras que evitassem o êxodo da região oeste para o litoral, um fenômeno catarinense que fez aumentar as favelas em Florianópolis e cidades próximas.  A melhora nas condições de vida das pequenas comunidades, aliada à busca de soluções para a agricultura familiar servirá para fixar as famílias no campo e evitar problemas sociais e econômicos nas grandes cidades.

O governador encerrou sua participação pedindo o empenho de todos na busca de um novo pacto federativo para o Brasil.
 
Fonte: Site da CNM