• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Leandro Puchalski fala sobre mudanças climáticas e gestão pública municipal em palestra no COMAC-SC

Leandro Puchalski fala sobre mudanças climáticas e gestão pública municipal em palestra no COMAC-SC

Leandro Puchalski fala sobre mudanças climáticas e gestão pública municipal em palestra no COMAC-SC 399 269 Fecam Portal

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios da gestão pública municipal, já que ela é altamente impactada pelas causas e consequências dos eventos climáticos. Estes impactos foram tema da palestra do meteorologista Leandro Puchalski, que aconteceu na tarde do primeiro dia do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), na terça-feira (09).

Puchalski afirma que é importante abrir oportunidades para falar com pessoas que têm condições de criar políticas públicas, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Ele avalia que essas discussões são essenciais e que precisam ser aprofundadas, para se tornarem mais acessíveis. “Precisamos entender que num plano de governo, numa eleição, propor para as pessoas a questão do meio ambiente, das políticas públicas e mudanças climáticas especificamente, é tão importante quanto você falar de educação, de segurança, de saúde”, ressalta Puchalski.

Essas ações municipais são extremamente importantes para eventos climáticos como o ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina nesta semana, uma vez que a estrutura pública precisa estar preparada para lidar com essas situações, como afirma o coordenador regional da Defesa Civil Estadual em Xanxerê, Luciano Peri. “Na gestão pública, nós temos que entender que não adianta só preparar, nós precisamos também criar ações e mitigar o efeito disso. Então nós precisamos entender formas e maneiras de como nós vamos diminuir os efeitos da mudança climática sobre um ecossistema que hoje é vulnerável e cada vez mais vulnerável.”

Além disso, algumas ferramentas também são úteis para auxiliar no planejamento municipal. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é um deles. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IPCC tem como objetivo divulgar estudos sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, sugerindo maneiras de combater esses problemas.