• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Luiz Henrique empossa secretários regionais e completa colegiado de governo

Luiz Henrique empossa secretários regionais e completa colegiado de governo

Luiz Henrique empossa secretários regionais e completa colegiado de governo 150 150 Fecam Portal

O governador está com o secretariado completo. Luiz Henrique deu posse na manhã desta segunda-feira (14/5), em Florianópolis, aos 36 secretários regionais – entre novos e reconduzidos ao cargo. Também nomeou cinco novos secretários-executivos, que passam a somar esforços em áreas específicas relacionadas às secretarias centrais. “Quero repetir o que disse em meus dois discursos de posse: no primeiro e no segundo mandato. Cada dia que passa é um dia perdido. Por isso eu quero agilidade e transparência”, disse Luiz Henrique, no início de seu pronunciamento no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC).


 


O governador conclamou os novos secretários a serem os executores da descentralização. “Vocês, meus caros empossados, serão os executores da segunda etapa da descentralização; desse novo paradigma de governo”, frisou. O governador fez questão de esclarecer que a criação de seis novas secretarias regionais não aumentou o número de cargos comissionados. “Transportamos cargos das secretarias centrais para a estrutura descentralizada e, hoje, Santa Catarina é o estado que tem o menor percentual de comissionados do País”.


 


Luiz Henrique aproveitou a oportunidade para relembrar a todos a essência do modelo descentralizado de administração. “São estruturas pequenas, mas de respostas rápidas. Capazes de alavancar o desenvolvimento microrregional. Nosso governo é presente, capaz, acessível, porque está fisicamente presente em cada rincão do nosso Estado”. Na avaliação do governador, as estruturas regionais acrescentam ainda a rapidez as decisões e os resultados aparecem com o crescimento do número de empregos e de eleitores, mostrando que a descentralização está conseguindo estancar o processo de esvaziamento dos pequenos municípios.


 


O vice-governador Leonel Pavan também deu seu recado ao novo secretariado e disse que estará presente, acompanhando de perto as ações da descentralização. O vice-governador falou ainda que, na posse, todos os secretários têm a confiança do governo e carta branca para trabalhar. “Mas não vamos nos esquivar de trocar alguma peça se isso se fizer necessário”.


 


Em nome dos empossados, o secretário de Desenvolvimento Regional, Valdir Cobalchini, fez uso da palavra e enfatizou a responsabilidade dos empossados pelo compromisso de dar seqüência ao projeto de descentralização, implantado pelo governador Luiz Henrique. “Era uma proposta visionária transformada em missão por todos os integrantes do governo, sob a batuta do competente e exemplar líder político que Vossa Excelência sempre demonstrou ser”.


 


Cobalchini citou ainda investimentos do Governo do Estado que, na sua avaliação, por si só já justificam a existência das secretarias regionais. “Conclamo, pois, os meus pares, para juntos envidarmos todos os esforços, inclusive os impossíveis, nessa árdua jornada, que para uns se inicia e para outros apenas continua, a fim de darmos a sustentação, através do nosso trabalho, à consolidação dessa nova viagem que tem destino certo: melhorar a vida de todos os catarinenses”, finalizou.


 


NOVOS SECRETÁRIOS


 


Secretaria Executiva da Articulação Estadual


LÍRIO ROSSO


 


Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos


ALEXANDRE FERNANDES


 


Secretaria Executiva de Gesto dos Fundos Estaduais


CLEVERSON SIEWERT


 


Secretaria Executiva de Políticas Estaduais de Combate à Fome


JOÃO FACHINI


 


Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania


JUSTINIANO DE ALMEIDA PEDROSO


 


Secretarias Regionais:


São Miguel do Oeste – JOÃO CARLOS GRANDO


Maravilha – ANTÔNIO GALINA


São Lourenço do Oeste – JOÃO CARLOS ECKER


Chapecó – LUCIANO JOSÉ BULIGON


Xanxerê – JULIO CEZAR BODANESE


Concórdia – LUIZ SUZIN MARINI


Joaçaba – JORGE LUIZ DRESCH


Campos Novos – ALCIDES MANTOVANI


Videira – NATALINO LAZARE


Caçador – VALDIR COBALCHINI


Curitibanos – NILSON JOSÉ BERLANDA


Rio do Sul – GERMANO PURNHAGEM


Ituporanga – ELIAS DE SOUZA


Ibirama – ALDO SCHNEIDER


Blumenau – PAULO FRANÇA


Brusque – JAIR AMORIM


Itajaí – JOÃO KÖEDDERMANN


Grande Florianópolis – WALTER JOSÉ GALINA


Laguna – MAURO CANDEMIL


Tubarão – ADEMIR DA SILVA MATOS


Araranguá – HERIBERTO SCHMIDT


Joinville – MANOEL JOSÉ MENDONÇA


Jaraguá do Sul – NIÚRA DEMARCHI


Mafra – DEODATO RAUL HRUSCHKA


Lages – OSVALDO UNCINI


São Joaquim – HUMBERTO LUIZ BRIGHENTI


Palmitos – MANFRIED RUTZEN


Dionísio Cerqueira – ALCEDIR CASAGRANDE


Itapiranga – JORGE WELTER


Quilombo – DILMAR COZER


Seara – AILTON CAUDURO


Taió – IDO MÊES


Timbó – LUIZ POLIDORO


Braço do Norte – GELSON PADILHA


Canoinhas – WILSON PEREIRA


Criciúma – GENTIL DORY DA LUZ


 


Fonte: Governo do Estado