• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Mapa da educação no Estado auxiliará prefeitos – " Confira a nota do seu município"

Mapa da educação no Estado auxiliará prefeitos – " Confira a nota do seu município"

Mapa da educação no Estado auxiliará prefeitos – " Confira a nota do seu município" 280 210 Fecam Portal

Os prefeitos catarinenses poderão contar com uma pesquisa inédita que apresenta o Mapa da Educação no Estado para direcionar os investimentos na área da educação. Os resultados do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foram divulgados hoje, 11, em entrevista coletiva com o secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Jacó Anderle, na sede da secretaria em Florianópolis. (Clique aqui para saber a nota  do seu município na área da educação)


 


O IDEB apresenta o diagnóstico mais completo e atual da educação em Santa Catarina, com base no levantamento do Censo Escolar de 2003 e 2004. Os municípios com melhores indicadores de desenvolvimento local são: Porto União, Peritiba, Ermo, São Ludgero e Itapiranga. São os municípios que apresentaram os melhores índices nos indicadores educacionais (atendimento, repetência, reprovação, evasão, formação de professor e distorção idade-série) em todas as faixas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.


 


” Tenho usado a criatividade para investir, mesmo com  o orçamento reduzido, em escolas com sala de informática, contratação de professores com curso superior e construção de bibliotecas”, diz o prefeito de Porto União, Renato Stasiak.


 


Essa realidade não é unânime no Estado , os municípios de Matos Costa, Passos Maia, Ipuaçu, Calmon, Chapado do Lageado, Leoberto Leal, Bom Jardim da Serra, Alfredo Wagner, Presidente Nereu e Rio Rufino apresentam índices desfavoráveis. Mesmo assim Santa Catarina figura entre os cinco melhores estados na área de educação.


 


Segundo o secretário, Jacó Anderle, o município de Matos Costa sofre com migrações de estudantes que integram assentamentos de sem terras na região, o que prejudica os índices do município.


 


Entre as maiores cidades do Estado a melhor posição é ocupada por Concórdia 14º, seguida por Criciúma 37º, Blumenau 41º, Chapecó 54º e Florianópolis 66º.


 


Para tentar melhor a situação da educação no Estado em todos os municípios, a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia implantará modelos diferenciados de Escola, como Escola Integral, Ambial e Aberta, por exemplo, para auxiliar o trabalho das prefeituras.


 


Desde que foi lançada em 2003, a pesquisa está ajudando o Estado e municípios a melhorar o desempenho, como Capão Alto, São José do Cerrito, Witmarsum, Cerro Negro, Lebon Régis e Macieira, que faziam parte do ranking dos dez com pior desempenho, agora figuram entre os que mais cresceram.


 


A pesquisa também revela que a Educação Infantil continua sendo o principal problema da educação no Estado, mesmo apresentando uma evolução de 33% no atendimento na educação infantil de 1998 a 2004.


 


O detalhamento da pesquisa está na sessão biblioteca.


 


Municípios com o melhor índice de desenvolvimento da Educação Básica


 




































































Posição Município Nivel 2004
1 Porto União Médio Alto¹ (0,914)
2 Peritiba Médio Alto  (0,910)
3 Ermo Médio Alto (0,905)
4 São Ludgero Médio² (0,898)
5 Itapiranga Médio (0,897)
6 Antonio Carlos Médio (0,896)
7 Joaçaba Médio (0,893)
8 Anchieta Médio (0,890)
9 Princesa Médio (0,889)
10 Macieira Médio (0,888)
11 São Miguel do Oeste Médio (0,887)
12 Planalto Alegre Médio (0,886)
13 Rio do Sul Médio (0,884)
14 Concórdia Médio (0,881)
15 Sombrio Médio (0,881)


Médio Alto –  Índice: 0,900 -0,949  ² Médio – Índice: 0,800-0,899  Dados da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM