• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Membros da FECAM compõem comissão que vai tratar do “ICMS Educação” no Estado

Membros da FECAM compõem comissão que vai tratar do “ICMS Educação” no Estado

Membros da FECAM compõem comissão que vai tratar do “ICMS Educação” no Estado 2560 1709 Fecam Portal

A diretora executiva, Sisi Blind, e a supervisora de Educação, Marinez Chiquetti Zambom, da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) foram nomeadas membros da comissão para a produção e a apuração do “ICMS Educação”. A decisão foi publicada no último dia 28 de setembro pela na portaria nº 399 da Secretaria do Estado da Fazenda. A portaria está disponível clicando aqui.

O presidente do Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina (CONFAZ-M/SC), Flávio Martins Alves e o coordenador do conselho e também analista de Desenvolvimento Econômico da FECAM, Carlos Eduardo da Costa também fazem parte da comissão.

De acordo com a portaria, a comissão vai tratar do o art. 3º da lei nº 18.489, de 22 de agosto de 2022, que definirá os parâmetros de cálculo, assegurando a participação dos Municípios ou de suas associações no ICMS Educação. A lei prevê que a comissão será coordenada pelo poder executivo, “adotará como base para o cálculo final do índice “ICMS Educação”, o índice provisório publicado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) e julgará recursos e impugnações apresentadas pelos Municípios ou por suas associações em face do índice provisório de que trata o inciso II do parágrafo único deste artigo.” Clique aqui e acesse a lei nº 18.489.

Também compõem a comissão representantes da Secretaria do Estado da Fazenda (SEF), Secretaria do Estado de Educação (SED), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Conselho Estadual da Educação (CEE).