• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Ministro Olívio Dutra participará da VIII Marcha a Brasília

Ministro Olívio Dutra participará da VIII Marcha a Brasília

Ministro Olívio Dutra participará da VIII Marcha a Brasília 150 150 Fecam Portal


O Ministro das Cidades, Olívio Dutra, confirmou presença na VIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada entre os dias 7 e 10 de março no Blue Tree Park Hotel, na capital federal. O evento é uma realização da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e contará com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e das Federações e Associações Estaduais e microrregionais de municípios. O ministro irá palestrar sobre “As Políticas do Governo Federal para Infra-estrutura e Planejamento das Cidades para 2005. 


Ao fazer um balanço das ações de sua pasta em 2004, o ministro Olívio Dutra destacou que foi investido muito mais em saneamento do que se investiu no período de 1999 a 2002. “Isso é muito importante e vamos prosseguir investindo progressivamente mais em saneamento básico”. Sobre as projeções para 2005, Dutra assinalou que as perspectivas são positivas porque o Ministério das Cidades lida com os recursos do orçamento da União e procura articular a ação conjunta com os estados e municípios. A idéia é construir mais casas e de boa qualidade para a população de renda abaixo de cinco salários mínimos. “O governo tem os recursos dos fundos sociais e do FGTS, por exemplo, que chegam ao montante de R$ 11,6 bilhões e cuja maior parte é para financiar moradia e melhorar a infra-estrutura urbana”, disse. “Duas das prioridades do governo para 2005 serão o saneamento e as habitações de interesse social. Para isso, nós vamos investir em torno de R$ 15 bilhões no país inteiro”, conclui Dutra.


“Nesse importante momento político do País, precisamos unir esforços para consolidar a posição do município como ente federado e definir um novo Pacto Federativo que, por meio do diálogo, busque a cooperação entre os diferentes níveis de governo para solução dos principais problemas da sociedade brasileira”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacando que é importante a participação do maior número de prefeitos possível no evento.


Fonte:CNM