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Mostra da FECAM reúne municípios para apresentar boas práticas educativas

Mostra da FECAM reúne municípios para apresentar boas práticas educativas

Mostra da FECAM reúne municípios para apresentar boas práticas educativas 512 341 Fecam Portal

A FECAM reuniu nesta segunda-feira (22) municípios para compartilhar experiências inovadoras em educação pública. Esse foi o objetivo da 1ª Mostra Catarinense de Boas Práticas e Inovação em Educação.

O evento aconteceu no auditório Antonieta de Barros na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Realizado pela FECAM, através da Câmara Técnica de Educação, o encontro reuniu prefeitos de 13 municípios: Anchieta, Barra Velha, Caçador, Campos Novos, Florianópolis, Joaçaba, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São João do Oeste, Timbó, Tubarão e Vargeão.

“Este é o grande momento para conhecer o que, de fato, acontece de mais inovador na educação catarinense. Aqui podemos nos conectar com as diferentes regiões”, afirmou Clenilton Pereira, presidente da FECAM e prefeito de Araquari, na abertura do encontro.

Para a assessora de educação da FECAM, Eliziane Vezintana, o evento mostrou a união e a organização em torno da educação pública, mesmo em um dos momentos mais desafiadores do planeta, por conta da pandemia.

“A 1ª Mostra Catarinense de Boas Práticas e Inovação em Educação da FECAM respeita todas as normas sanitárias. A decisão dos painelistas convidados contou com a colaboração, sugestão e indicação dos assessores técnicos das associações. Para nós, é uma honra receber os gestores de várias regiões do Estado” explica Eliziane.

Rodrigo Fachini, coordenador institucional e das câmaras técnicas da FECAM, enfatizou o caráter social do evento. “Compartilhar saberes é uma premissa da educação. Reunir tantos gestores e profissionais mostra que estamos no caminho certo” avalia Fachini.

A presença da mulher no ambiente educacional foi registrada por Sisi Blind. A diretora executiva da FECAM ressaltou o protagonismo feminino da educação. “Sabemos o quanto a educação é uma missão que deve ser socializada e partilhada. É um conceito amplo que envolve, principalmente, as mulheres. Nos municípios, reconhecemos que a maioria dos gestores e profissionais nesta categoria é formada pelas mulheres” analisa Sisi.

Integraram a mesa de autoridades: Edna Corrêa Batistotti – representando o Fórum Estadual de Educação; Maurício da Silva – da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME-SC; João Luiz de Carvalho Botega – Promotor de Justiça Coordenador do Centro de Apoio da Infância e Juventude (CIJ) do Ministério Público de Santa Catarina;
Gerson dos Santos Sicca. Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Membro do Comitê Técnico do Instituto Rui. Barbosa (IRB); Gean Loureiro – Prefeito de Florianópolis e Joares Ponticelli – Prefeito de Tubarão.

 

APRESENTAÇÃO DE “CASES”:

ANCHIETA – programas que colocam o município em primeiro lugar do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – em Santa Catarina e quarto lugar no país;

BARRA VELHA – projeto feito entre a secretaria de educação e a Defesa Civil do município confeccionando e distribuição materiais escolares com instruções e ilustrações para implantar a cultura de prevenção e preparação aos desastres;

CAÇADOR – Programa PILab – Sala de Gestão e Governança – uma parceria entre SEB/MEC – Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e da UNB – Universidade de Brasília, por meio do programa PILab – Laboratório de Inteligência Pública. E tem o objetivo de contribuir com os gestores municipais na melhoria da qualidade da entrega dos serviços públicos.

CAMPOS NOVOS – Educação ambiental – Com “Eco pontos” distribuídos nas escolas envolvendo toda a comunidade escolar com reciclagem, revertendo arrecadação para as APPs. Além de materiais destinados à reciclagem, o projeto integra a população do município com a compostagem (descarte de resíduos orgânicos), produzindo adubo que é utilizado nas hortas escolares e distribuído à comunidade.

FLORIANÓPOLIS – sobre a utilização de meios para inclusão digital – distribuição de 36 mil chips de celulares com internet para toda a rede de ensino municipal;

JOAÇABA – modelo de parceria com o sistema “S”, integrando alunos da rede de ensino público em espaços de aprendizados voltados a inovações tecnológicas e empreendedorismo;

RIO DO SUL – cadastro único para a lista de espera na educação infantil – CADU (fila zero);

SÃO BENTO DO SUL – modernização tecnológica nas escolas, com espaço Mayker, laboratórios móveis de tecnologia, sistemas de recuperação de aprendizagem (pandemia), escola digital, elaboração de projetos, plano estratégico, captação de recursos;

SÃO JOÃO DO OESTE – programas que colocam o município três vezes em primeiro lugar no melhor índice de alfabetização do país;

SÃO JOAQUIM – “Stop” – projeto para nivelar a aprendizagem dos educandos que tiveram aulas de forma remota na pandemia;

TIMBÓ – Intercâmbio de Integração nas Unidades Pré-escolares – Integração na educação infantil com o uso de ferramentas tecnológicas, a partir de intencionalidades pedagógicas, possibilitando vivências interativas com a literatura, a musicalização e as brincadeiras. Essa prática se entrelaça aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação das crianças pequenas e perpassa os diversos campos de experiências e competências assegurados no currículo da infância, além dos potenciais que estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais como a interação, colaboração e empatia.

TUBARÃO – Programa para combate à evasão escolar;

VARGEÃO – Projeto “Cuidando de quem cuida”, voltado aos profissionais da educação, que cria ambientes facilitadores do cuidado socioemocional. Prêmio 1º Lugar no Ação Destaque da Editora Opet- Sefe (Nacional);

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