• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Município de São João do Sul terá o prefeito mais jovem do estado

Município de São João do Sul terá o prefeito mais jovem do estado

Município de São João do Sul terá o prefeito mais jovem do estado 150 150 Fecam Portal

O prefeito mais jovem eleito em Santa Catarina tem apenas 25 anos. Alex Sandro Bianchin (PT), nascido em setembro de 1979, foi eleito com 2.290 votos e entrou para a história de São João do Sul, município do Extremo Sul do Estado.
Formado no curso de Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Santa Rosa do Sul, Bianchin deixou de lado o trabalho nas lavouras de fumo para interromper 12 anos consecutivos de administração do PMDB no município. Teve uma vitória apertada, por apenas 48 votos, contra o atual prefeito Antônio de Oliveira Cardoso (PMDB).
O resultado da eleição não surpreendeu as 110 famílias da comunidade de São José, onde ele nasceu e cresceu, no interior de São João do Sul. Bianchin começou cedo a participar das discussões políticas do PT no município e, em oito anos, alcançou o cargo de presidente do partido e de prefeito eleito. “É um orgulho para todos nós, que sempre incentivamos”, afirmou o pai Antonio Sala Bianchin, de 58 anos.


O prefeito aprecia a leitura de revistas e jornais e, na música, segue a preferência do pai pelo estilo sertanejo. Apesar da juventude, disfarçada pelo terno e pela fluência das palavras, Bianchin disse que planejou sua carreira política e que a aprovação nas urnas não foi um acaso. Para vencer a eleição, ele costurou juntamente com outras lideranças a participação do PP, PSDB e PFL em torno de sua candidatura, além do apoio do PDT e PTB. Os projetos de Bianchin são voltados ao incentivo à agricultura, na geração de emprego e turismo. Na Câmara de Vereadores contará com o apoio de quatro dos nove parlamentares.


Fonte: Matéria publicada no Diário Catarinense (13/10)