• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

Municípios receberão recursos para investirem em serviços básicos

Municípios receberão recursos para investirem em serviços básicos

Municípios receberão recursos para investirem em serviços básicos 150 150 Fecam Portal

Os municípios catarinenses serão beneficiados com a implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água, esgoto sanitário, tratamento e destinação adequada do lixo. Os ministérios das Cidades e da Saúde prevêem investimento de R$ 148 milhões nas obras, que devem beneficiar cerca de 200 mil famílias e gerar em torno de 30 mil empregos diretos em 18 estados e o Distrito Federal.


 


Para receber o dinheiro, os municípios que já se inscreveram na primeira etapa do programa têm até o dia 15 de julho para apresentar os projetos de engenharia à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em cada estado. Depois disso, eles terão prazo até 1º de dezembro para assinarem um convênio para realização das obras.


 


O recurso vai atender as áreas mais pobres das regiões metropolitanas. De acordo com a Secretária Nacional de Saneamento Ambiental, serão levadas em consideração questões como a incidência de doenças, mortalidade infantil e pobreza. O dinheiro para a execução de obras de saneamento básico já está garantido para os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM com informações da Agência Brasil.