• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

O papel da Federação das Apaes de Santa Catarina é tema do FECAM Acessível Debates

O papel da Federação das Apaes de Santa Catarina é tema do FECAM Acessível Debates

O papel da Federação das Apaes de Santa Catarina é tema do FECAM Acessível Debates 1906 1080 Fecam Portal

Com o objetivo de ampliar a luta em defesa das pessoas com deficiência, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM)  entrevistou Alice Kuerten, presidente da Federação das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Feapaes) do Estado de Santa Catarina e do Instituto Guga Kuerten. A entrevista faz parte do FECAM Acessível Debate, um programa que traz convidados para conversar sobre temas ligados à acessibilidade e inclusão.

Alice, foi eleita para comandar a Feapaes durante o triênio 2021/2023 e também já ocupou a vice-presidência, na gestão 2012-2014. Ela explica que o papel da federação é impulsionar cada Apae e beneficiar mais de 20 mil alunos e pessoas com deficiência. Além disso, a federação tem como missão promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos estaduais, para melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAES, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

Ainda na conversa Alice conta sua trajetória de vida e todo seu envolvimento na luta em defesa das pessoas com deficiência, desde sua infância até os dias atuais. Formada em assistência social, Alice sempre buscou ajudar o máximo de pessoas e a partir do nascimento de seu filho que tem deficiência intelectual, trabalhou ainda mais em prol de políticas públicas para os catarinenses. “Com o nascimento do meu filho eu abri mais os olhos para a inclusão e a partir dali comecei a trabalhar com as Apaes.” 

Alice encerra a conversa lembrando da importância de “estimular as pessoas a terem um olhar e atitudes diferentes para atender as pessoas com deficiência, focando em derrubar as barreiras que a própria sociedade levanta”.

O podcast completo está disponível abaixo: