• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Painéis desenvolvidos pela FECAM auxiliam municípios na gestão dos órgãos de cultura

Painéis desenvolvidos pela FECAM auxiliam municípios na gestão dos órgãos de cultura

Painéis desenvolvidos pela FECAM auxiliam municípios na gestão dos órgãos de cultura 2048 1366 Fecam Portal

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) apresentou, durante o X Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, os painéis com dados relacionados a Cultura nos municípios. A elaboração dos painéis é uma parceria CONGESC – FECAM e reuniu dados de diversas fontes como  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC ), Sistema de Indicadores Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Catarinenses (SIDEMS) e Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios (FINBRA). Os dados apresentados pelo analista de Desenvolvimento Econômico da FECAM, Carlos Eduardo da Costa,  podem ser pesquisados por ano, associações e municípios. As informações subsidiam os gestores na condução de políticas públicas e na análise da atual situação dos órgãos de cultura municipais.

O Painel ‘Ranking – Dados Cultura’ foi construído a partir dos dados do Sistema de Indicadores da FECAM. Foram utilizados dados da subdimensão Cultura e seus indicadores (Estrutura de Gestão para Promoção da Cultura; Infraestrutura Cultural; Iniciativas Culturais da Sociedade; Recursos na Cultura). Com estes dados foi constituído um ranking no qual os gestores podem acompanhar a evolução dos municípios catarinenses ao longo dos últimos anos.

O painel ‘Investimento em Cultura’ utiliza informações do FINBRA – Tesouro Nacional referentes ao investimento anual em cultura. A consulta pode ser feita por município e grupo de municípios por associação. Os dados estão disponíveis na forma de investimento total anual e também o valor per capita, no período entre 2017 e 2021.

O terceiro painel apresentado foi o “Perfil dos Gestores de Cultura”, com dados obtidos através de pesquisa feita com os Gestores de Cultura via formulário virtual. Até o dia da apresentação, 159 gestores haviam respondido o formulário. As perguntas são referentes a estrutura dos Conselhos e Órgãos de Cultura, formação dos gestores, legislação municipal relacionada à cultura e participação nos colegiados regionais. O resultado da pesquisa pode ser acessado por macrorregião e município. O formulário permanece disponível clicando aqui:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Links:

Painel ‘Ranking – Dados Cultura’

Painel ‘Investimento em Cultura’

Painel ‘Perfil dos Gestores de Cultura’