• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Plano de contingência da Assistência Social é lançado no COMAC-SC

Plano de contingência da Assistência Social é lançado no COMAC-SC

Plano de contingência da Assistência Social é lançado no COMAC-SC 2047 1367 Fecam Portal

Após 18 meses de estudo e planejamento a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina em conjunto com a Defesa Civil, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado e as 21 associações de municípios lançaram o plano de contingência da Assistência Social. O lançamento foi realizado nesta quarta-feira (10) dentro da programação do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC -SC) que acontece até quinta-feira (11) no Hard Rock Live.

O plano de contingência de um órgão público serve como um planejamento de caráter preventivo e alternativo. Ele identifica as ações necessárias para que determinado acontecimento impacte o mínimo possível na oferta dos serviços à população.

A assessora em Políticas Públicas da Associação de Municípios da Grande Florianópolis, Vania Guareschi, ressalta a importância da política pública na atuação de situações de emergência durante uma calamidade pública. Além disso, reforçou que a união das entidades na produção do plano fortalece ações para que “de fato atendam e melhorem a condição das famílias”.

A gerente de pesquisa e extensão na Defesa Civil de Santa Catarina, Regina Panceri, reforça que as ações das entidades que elaboraram o plano são responsáveis por “contribuir com o processo de um estado mais resiliente”.

O plano acompanha também um caderno de apoio que apresenta conceitos e esclarecimentos para elaboração do plano. Significado de mitigação, como e quando fazer o acionamento dos recursos, quais as dimensões da vulnerabilidade além do modelo do relatório social. O plano vai estar disponível no site da FECAM, da Defesa Civil do Estado e também da SDS.