• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Prefeitos catarinenses levam pauta de reivindicações à VIII Marcha a Brasília

Prefeitos catarinenses levam pauta de reivindicações à VIII Marcha a Brasília

Prefeitos catarinenses levam pauta de reivindicações à VIII Marcha a Brasília 150 150 Fecam Portal

Cerca de 270 prefeitos catarinenses reforçam a comitiva com mais de 3.500 prefeitos que estarão em Brasília, entre os dias 7 e 10 de março, para reivindicarem a divisão equilibrada do bolo tributário e a revisão do pacto federativo, na VIII Marcha em Defesa dos Municípios.


 


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fará a abertura da Marcha, no dia 07/03, às 18h, no Hotel Blue Tree Park, que contará também com a presença do senador, Renan Calheiros e do presidente da Câmara, Severiano Cavalcanti.


 


Os prefeitos estão ansiosos para o encontro com o Ministro da Fazenda, Antônio Palocci, que acontece no dia 08/03, eles vão cobrar o tão esperado aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que já foi prometido pelo governo na última Marcha. Na programação do segundo dia, também haverá a participação da Casa Civil, Ministério das Cidades, Meio Ambiente e Saúde.


 


O presidente da FECAM, Neodi Saretta – prefeito de Concórdia – também levará a Marcha a Brasília, a pauta de reivindicações dos prefeitos catarinenses, que será entregue através de uma moção ao presidente da República. Eles querem a criação de uma Linha de Crédito para aquisição de equipamentos e o aumento dos recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).


 


Segundo Saretta, as reivindicações dos prefeitos são de um aumento de pelo menos 50% no valor destinado a cada aluno da rede rural transportado pelo município, hoje fixado em R$ 76,00 ano.


 


“O apoio oferecido pela União aos municípios, por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, tem amenizado as despesas municipais, mas ainda é pouco expressivo face aos custos suportados pelos municípios. Por isso, vamos levar a nossa proposta ao presidente da República”, diz.


 


O presidente da FECAM, Neodi Saretta, prefeito de Concórdia, aproveitará a ida a Brasília para tentar agendar uma audiência com o Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, para atender os 125 municípios atingidos pela estiagem no Estado.