• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Prefeitos farão mobilização nacional em Brasília no dia 21 de setembro

FECAM_organizara_mobilizacao_estadual

Prefeitos farão mobilização nacional em Brasília no dia 21 de setembro

Prefeitos farão mobilização nacional em Brasília no dia 21 de setembro 280 210 Fecam Portal

Os prefeitos de todo o país farão uma grande mobilização em Brasília no dia 21 de setembro para pressionar os deputados a aprovarem imediatamente os projetos de interesse dos municípios, que estão na pauta de votação da Câmara de Deputados Federais, principalmente a Reforma Tributária, que inclui aprovação do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esta foi a decisão tomada por mais de 400 gestores municipais, entre eles, 50 catarinenses presentes na Conferência de Fortalecimento do Movimento Municipalista Brasileiro, realizada entre os dias 24 e 26 de agosto no Rio de Janeiro.


A FECAM também realizará uma mobilização estadual no mês de setembro, que reunirá os prefeitos catarinenses e os deputados federais do Estado, com o objetivo de convocar os parlamentares da região a participarem da mobilização nacional e sensibilizá-los a aprovarem a pauta de reivindicações. Esta mobilização estadual acontecerá também nos demais estados.


Segundo o 3º vice presidente da FECAM, Anísio Anatólio Soares, prefeito de Governador Celso Ramos, a aprovação da Reforma Tributária é importante para os municípios por constar no texto o aumento em 1 ponto percentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), passando o fundo de 22,5% para 23,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O 3º vice presidente da FECAM liderou a comitiva de prefeitos no Rio de Janeiro.


Na pauta da mobilização estadual quanto nacional os pontos de debate serão a substituição do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a aprovação da Reforma Tributária, a regulamentação da Emenda Constitucional 29 e a aprovação do Projeto de Lei 5296/05, que define o serviço de Saneamento Básico no município.


Os prefeitos devem convocar os deputados de sua região a comparecerem na mobilização estadual, para que os parlamentares catarinenses possam aprovar os projetos de interesse dos municípios e conseqüentemente da sociedade”, diz o prefeito Soares.


Pauta Municipalista


Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM