• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

COMAC-SC homenageia primeira prefeita eleita de Santa Catarina

COMAC-SC homenageia primeira prefeita eleita de Santa Catarina

COMAC-SC homenageia primeira prefeita eleita de Santa Catarina 1280 1105 Fecam Portal

Dando continuidade na programação do maior evento municipalista do Estado, o Congresso de Municípios Associações e Consórcios (COMAC-SC) homenageou na terça-feira (09) a primeira prefeita eleita de Bom Jardim da Serra em 1988 e consequentemente a primeira de Santa Catarina, Maria Zandonadi. A ex-prefeita foi homenageada no painel “Caminhos para a consolidação da rede de proteção às mulheres” realizado pela pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina.

Durante o evento, Maria Zandonadi não pôde comparecer devido a problemas de saúde, mas sua neta Talita Zandonadi esteve presente e recebeu a homenagem, sentindo-se honrada em poder representar a trajetória. “É realmente uma honra representar uma mulher como a minha avó. Em uma época em que não se ouvia falar de mulher na política, empoderamento feminino, minha avó já era um furacão, era amada pelo povo e respeitada pelos tenentes e coronéis da época.”

Após chegar em sua cidade, Talita gravou o agradecimento que a ex-prefeita fez questão de enviar à FECAM. “Eu me senti muito feliz de ser homenageada depois de tanto tempo, é emocionante eu aqui aos 80 anos receber essa mensagem, uma dose de remédio”.

Sisi Blind, diretora executiva da FECAM e ex-prefeita de São Cristóvão do Sul, explica que a presença de mulheres como Maria Zandonadi fazem a diferença na gestão municipal. “Eu fui prefeita, fiz diferença na saúde, fiz a diferença construindo casas e colocando pessoas num patamar diferente. A FECAM marca a história municipalista realizando essa homenagem”.

A prefeita de Cunha Porã e representante do Movimento de Mulheres Municipalistas de Santa Catarina (MMMC/SC), Luzia Vacarin, foi a mediadora do painel e ressalta a importância “de enxergar a participação das mulheres na sociedade para o desenvolvimento total da comunidade”.

A vereadora de Joaçaba e vice-presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina, Disnéia de Marco, ressaltou que os três poderes devem estar unidos em prol do fortalecimento das redes de combate a violência contra mulheres.

Sobre Maria Zandonadi

Maria era conhecida como a “prefeita do povo”, buscava ser sempre justa e valorizava as minorias. Durante o período em que foi prefeita, realizou muitos projetos que são essenciais até os dias de hoje, como o conjunto habitacional Derly Borges de Carvalho, que atualmente é o espaço público com maior densidade demográfica no município; o Clube das Mães da cidade; a construção do Terminal Rodoviário Municipal e a implantação da educação infantil.