• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Profissionais que elaboram planos diretores ganham mais 14 dias para se credenciar

Profissionais que elaboram planos diretores ganham mais 14 dias para se credenciar

Profissionais que elaboram planos diretores ganham mais 14 dias para se credenciar 150 150 Fecam Portal

O Ministério das Cidades estendeu de 10 para 24 de janeiro o prazo final para que os consultores se credenciem junto ao governo federal para apoiar na implementação de Planos Diretores Participativos (PDP). Já o prazo para a o envio de toda a documentação foi prorrogado de 17 para 31 de janeiro de 2005. Podem se habilitar    pessoas físicas e jurídicas que se interessem em apoiar as prefeituras na elaboração de PDP.


O objetivo é conhecer, cadastrar e divulgar os profissionais, de cada região do país, que sabem elaborar Planos Diretores Participativos , conforme determina a  Lei 10.257/01 , mais conhecida como Estatuto da Cidade. xml:namespace prefix = o ns = “urn:schemas-microsoft-com:office:office” />


De acordo o Estatuto da Cidade, os municípios com mais de 20 mil habitantes têm até outubro de 2006 para elaborar ou atualizar seus planos diretores. Também terão que se adequar a essa Lei aqueles municípios que fazem parte de Regiões Metropolitanas ou aglomerados urbanos, os que vão acolher algum empreendimento de impacto ambiental, os que são turísticos e os que montaram seus planos diretores há mais de 10 anos. O Estatuto também estabelece que essa elaboração seja feita com a participação da sociedade em todas as etapas. A estimativa é que  2,3 mil municípios terão que atender a determinação do Estatuto, sob pena de os prefeitos ficarem sujeitos à improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429, de junho de 1992.


Além de apoio técnico, o Ministério das Cidades liberou, em 2004,  R$ 5 milhões, a fundo perdido, para apoiar 55 municípios de 22 Estados na implementação de seus planos diretores.


O cadastro está disponível no site do Ministério das Cidades.                            ( www.cidades.gov.br)


Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério das Cidades.