• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Programa muda atendimento de emergência em hospitais públicos

Programa muda atendimento de emergência em hospitais públicos

Programa muda atendimento de emergência em hospitais públicos 150 150 Fecam Portal

O atendimento nas emergências dos hospitais públicos vai mudar. Além de reformas e equipamentos novos, os pacientes serão atendidos com maior rapidez e conforto. O Ministério da Saúde, os estados e os municípios vão investir R$ 640 milhões até 2006 no programa Qualisus – Política de Qualificação da Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde. Além de aguardar pelo atendimento em instalações mais adequadas, o local destinado à emergência será reestruturado com espaços definidos por gravidade alta, média e baixa. 


 


Os pacientes terão direito a acompanhantes, visitas, e privacidade no atendimento. As salas de cirurgia, unidades de tratamento intensivo, enfermarias e leitos das emergências também serão melhoradas. O Qualisus prevê ainda a instalação de consultórios, laboratórios e bancos de sangue nas emergências.


 


O coordenador do Qualisus, Antônio Mendes, afirmou que atualmente o atendimento nas emergências é inadequado e confuso e o programa vai melhorar essa qualidade. “É preciso mudar essa concepção arcaica de atendimento que atualmente é usada nas emergências dos hospitais.


 


Para melhorar esse atendimento não basta só dinheiro, é preciso mudar todo o processo de atendimento dos pacientes” explica o coordenador.O Qualisus já começou a ser implantado em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Manaus, mas será ampliado para todo o país.


 


Fonte: Agência Brasil