• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

Programa muda atendimento de emergência em hospitais públicos

Programa muda atendimento de emergência em hospitais públicos

Programa muda atendimento de emergência em hospitais públicos 150 150 Fecam Portal

O atendimento nas emergências dos hospitais públicos vai mudar. Além de reformas e equipamentos novos, os pacientes serão atendidos com maior rapidez e conforto. O Ministério da Saúde, os estados e os municípios vão investir R$ 640 milhões até 2006 no programa Qualisus – Política de Qualificação da Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde. Além de aguardar pelo atendimento em instalações mais adequadas, o local destinado à emergência será reestruturado com espaços definidos por gravidade alta, média e baixa. 


 


Os pacientes terão direito a acompanhantes, visitas, e privacidade no atendimento. As salas de cirurgia, unidades de tratamento intensivo, enfermarias e leitos das emergências também serão melhoradas. O Qualisus prevê ainda a instalação de consultórios, laboratórios e bancos de sangue nas emergências.


 


O coordenador do Qualisus, Antônio Mendes, afirmou que atualmente o atendimento nas emergências é inadequado e confuso e o programa vai melhorar essa qualidade. “É preciso mudar essa concepção arcaica de atendimento que atualmente é usada nas emergências dos hospitais.


 


Para melhorar esse atendimento não basta só dinheiro, é preciso mudar todo o processo de atendimento dos pacientes” explica o coordenador.O Qualisus já começou a ser implantado em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Manaus, mas será ampliado para todo o país.


 


Fonte: Agência Brasil