• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Renan diz que Lula encontrará solução para dívidas municipais

Renan diz que Lula encontrará solução para dívidas municipais

Renan diz que Lula encontrará solução para dívidas municipais 150 150 Fecam Portal

Ao participar da solenidade de abertura dos trabalhos da Subcomissão de Assuntos Municipais e da inauguração do programa Minuto do Município, da TV Senado, o presidente do Senado, Renan Calheiros, lembrou declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que encontrará uma solução para o grave problema do endividamento municipal com a Previdência Social.


– É inadministrável hoje a relação dos pequenos municípios com a Previdência Social – disse Renan, ressaltando que quase 3 mil municípios não estão conseguindo pagar suas contas com a Previdência, apesar de o desejarem.


Renan informou que na última sexta-feira conversou com o presidente e apresentou um pedido do Senado no sentido de rediscutir o critério de negociação dessas dívidas, a fim de que os municípios não continuem impedidos de receber recursos federais e estaduais.


– O presidente demonstrou interesse em encontrar uma solução e disse que eu poderia anunciar que a solução está por vir – afirmou.


De acordo com o presidente do Senado, a solução é fácil. Basta que haja um prazo para que os municípios possam pagar suas dívidas e que essas dívidas sejam descontadas do próprio Fundo de Participação dos Municípios, desde que isso seja possível, dentro dos seus orçamentos.


Destacando a importância da subcomissão instalada nesta terça-feira, o presidente do Senado lembrou que, ao examinar o processo de desenvolvimento das economias, Celso Furtado afirmou que somente há crescimento sustentado quando a expansão ocorre no país inteiro. E afirmou que, com esse sentimento, o Senado estava dando um novo salto em direção ao interior do Brasil.


– É com esse espírito que o Senado instala a Subcomissão Permanente para Assuntos Municipais e que a TV Senado cria o informativo Minuto do Município. A cidade é a célula da nação, é onde as pessoas vivem, portanto é onde o poder publico deve se materializar para promover o bem-estar. No Brasil é certo que há muito o que aperfeiçoar em termos institucionais, mas a Constituição de 88 descentralizou a arrecadação de impostos, elevando a parcela apropriada por estados e municípios – afirmou.


Apesar disso, disse ainda Renan, os governos vêm nos últimos anos driblando a orientação constitucional e aumentando unilateralmente a arrecadação por intermédio das contribuições sociais. Ele disse que esse expediente “põe fermento no bolo mas não o distribui aos estados e municípios, sendo uma política lamentável e geradora de desigualdade”.


Para o presidente do Senado, uma boa forma de compensar tal distorção é patrocinar, como já fez o Senado, o aumento de 22% para 23% na parcela da arrecadação do Imposto de Renda destinada ao Fundo de Participação dos Municípios.


– É justo, é bom, é legal, é urgente. Penso que devemos aproveitar o consenso e aprovar logo essa mudança na Câmara dos Deputados, mesmo que isso implique na divisão da reforma tributária – disse.


Fonte: Agência Senado