• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

Repasse da Cide do último trimestre de 2009 registra aumento

Repasse da Cide do último trimestre de 2009 registra aumento

Repasse da Cide do último trimestre de 2009 registra aumento 150 150 Fecam Portal

Depositada na conta dos municípios catarinenses no dia 13 de janeiro, a Contribuição Para Intervenção do Domínio Econômico (Cide) registrou um aumento de 13% em relaação ao último repasse, em outubro de 2009. A transferência da última quarta-feira foi efetuada no valor de R$ 4.200.073,93, sendo que a anterior foi de R$ 3.713.612,65. –

O montante depositado no dia 13 é referente à arrecadação dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2009. Os dados comparativos foram divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Ainda de acordo com a entidade, a Cide registrou uma redução no ano passado de quase 60%. A diminuição foi causada pela redução da base de cálculo de incidência somada à uma manobra contábil da Petrobrás. A decisão, tomada pelo governo federal, buscou evitar um amento no preço dos combustíveis mas, agora, com este repasse, os valores retornam à média de 2008.

Sobre a Cide

Da arrecadação sobre combustíveis e lubrificantes, 29% é destinado aos estados, sendo repassado efetivamente 23,2% devido à Desvinculação de Recursos da União (DRU). A distribuição é feita segundo o tamanho da malha viária, o consumo de combustíveis e a população. Os estados repassam aos seus municípios 25% do valor recebido. Como informa a CNM, a divisão resulta num repasse aos municípios referente a 5,8% da contribuição.

Com informações da CNM