• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Santa Catarina volta a sofrer com as chuvas

Santa Catarina volta a sofrer com as chuvas

Santa Catarina volta a sofrer com as chuvas 1711 1284 Fecam Portal

A chuva volta a fazer estragos em Santa Catarina. O Vale do Itajaí concentra, até agora, o maior número de cidades afetadas. 

Em Indaial, o temporal abriu uma cratera na BR-470. O km 75,8 da rodovia foi totalmente bloqueado na madrugada desta quarta-feira (18). 

A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina (PRF SC) indica um caminho alternativo apenas para veículos leves, pela rua Caçador. Para veículos pesados, não há um desvio próximo. 

O município de Rodeio também registrou deslizamentos, desaparecimentos e mortes na noite de quinta-feira (17). 

No Norte do Estado, em Rio Negrinho, também foram registrados deslizamentos e alagamentos por conta das fortes chuvas. 

Na tarde de terça-feira (17), a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de uma microexplosão no município de Xanxerê, no Oeste catarinense. Foram confirmados pontos de alagamento e estruturas danificadas pelos fortes ventos. Ninguém se feriu. 

A microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não suporta o volume de água em seu interior, caindo de uma vez só em uma pequena área e causando uma forte corrente de vento da nuvem em direção ao solo. 

Já na Grande Florianópolis, o município de Alfredo Wagner vem sofrendo com as chuvas desde a noite do dia 10 de janeiro. Os volumes de chuva já diminuíram, mas os riscos de deslizamentos ainda continuam.

A FECAM se solidariza com a situação e está monitorando, em conjunto com o Colegiado Estadual de Proteção e Defesa Civil e com a Defesa Civil do Estado, a situação dos municípios catarinenses.