• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Seguro da Agricultura Familiar começa a ser pago nesta terça-feira

Seguro da Agricultura Familiar começa a ser pago nesta terça-feira

Seguro da Agricultura Familiar começa a ser pago nesta terça-feira 150 150 Fecam Portal

O Banco Central libera nesta terça-feira (31) os recursos para os primeiros repasses do Seguro da Agricultura Familiar aos agricultores familiares que tiveram prejuízos com a estiagem de verão. Ao todo serão destinados R$ 400 milhões para o pagamento do Seguro da Agricultura Familiar no País.


 


O seguro representa uma cobertura de 95% de todo o crédito de custeio que costuma ser concedido sob o amparo do Pronaf. Pela primeira vez passaram a ser cobertas as culturas consorciadas, ou combinadas, como feijão e milho; milho e soja, por exemplo. As culturas não zoneadas (batata, tomate, cebola, girassol, mamão, laranja) não se enquadram no seguro.

O sistema garante 100% do valor financiado e 65% (limitados a R$ 1,8 mil) da receita líquida estimada do empreendimento, que é a receita bruta menos o total de crédito concedido pelo Pronaf. Se a perda for igual ou inferior a 30% da receita bruta estimada, não há cobertura. O agricultor não precisa voltar ao banco para rever o contrato. A renovação é automática. Se ele não quiser aderir ao seguro poderá pedir o cancelamento e ter devolvido o valor cobrado.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecam com informações do MDA