• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Seminário estadual pauta as políticas municipais para a educação ambiental

Seminário estadual pauta as políticas municipais para a educação ambiental

Seminário estadual pauta as políticas municipais para a educação ambiental 1280 960 Fecam Portal

O primeiro Seminário Estadual sobre Políticas Municipais de Educação Ambiental foi realizado nesta quinta-feira (30) e reuniu diversas entidades para debater sobre o assunto. Organizado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental e realizado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), o evento tem por objetivo abordar a importância da Política Municipal de Educação Ambiental.  

Sisi Blind, diretora executiva da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), que apoia o Seminário, afirma que a educação ambiental é necessária e imprescindível para os municípios. “Em muitos municípios acontecem ações, práticas, experiências e vivências, mas precisamos que isso seja mais difundido. A cura para o dano que já causamos ao meio ambiente precisa de muitas mãos para acontecer”, pontua.

Sandra Regina Batista, coordenadora do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Meio Ambiente (CEGEMA) e gestora de serviços ambientais do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), frisa a necessidade de um seminário sobre esse tema. “A educação ambiental é sempre algo que fica em último lugar em nossas listas de prioridade, de uma forma geral. Esse é um momento muito importante para olharmos para essas políticas, entendermos e mostrarmos para o Estado que é possível colocar essas políticas em prática”. 

Os organizadores do Seminário também divulgaram um formulário para a coleta de dados sobre educação ambiental de todos os municípios catarinenses. Essas informações serão utilizadas para a efetivação da Política de Meio Ambiente e da Política de Resíduos Sólidos e demais diretrizes ambientais.