• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

SUAS é tema da 5ª Conferência Estadual de Assistência Social

SUAS é tema da 5ª Conferência Estadual de Assistência Social

SUAS é tema da 5ª Conferência Estadual de Assistência Social 150 150 Fecam Portal

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) será debatido nesta quinta e sexta-feira (29 e 30/09) durante a 5ª Conferência Estadual de Assistência Social de Santa Catarina, que acontece em Florianópolis. O secretário Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Osvaldo Russo, participa do evento.


 


O objetivo da conferência é discutir, avaliar e aprovar o pacto de metas e compromissos entre sociedade civil e organizações governamentais para consolidar o Sistema no estado. Na ocasião, serão eleitos os delegados para a 5ª Conferência Nacional de Assistência Social que vai acontecer nos dias 5, 6, 7 e 8 de dezembro, em Brasília.


 


Expansão – A partir deste mês, Santa Catarina passará a receber, por mês, R$ 133 mil em recursos adicionais para expandir o atendimento dos programas sociais do Ministério, Serão construídos 11 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) as Casas das Famílias (hoje são 14), um total de 25; 775 adolescentes participarão do Projeto Agente Jovem, somando aos 500 que já estavam incluídos, totalizando 1.275. O Programa de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Sentinela -, que atendia 32 municípios, com a expansão, passa a abranger 58, um acréscimo de 26. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) atendia, no Estado de Santa Catarina, 28.684 crianças e adolescentes, sendo 4.453 da área urbana e 24.231 da área rural, em 181 municípios. Com a expansão, agora são atendidos 210 dos 293 municípios e 31.989 crianças e adolescentes.


 


Fonte: MDS